Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Aquecimento global não é apenas um problema climático, mas também uma discussão de conflitos sociais

Você também é um daqueles que se irrita com o calor? Vamos combinar que aquele clima abafado, o suor, e o sol tão forte a ponto de dar dor de cabeça não agradam ninguém. Mas essa constatação simples pode ir além do que imaginamos. Estudos realizados nos EUA revelam uma forte relação entre as mudanças climáticas e os índices de violência, mostrando que os impactos ambientais causados pelo aquecimento global não são a única preocupação.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia cruzaram informações de 60 estudos sobre o tema de diversas áreas, dentre elas: arqueologia, criminologia, economia, geografia, história, ciência política e psicologia. Esses estudos tinham uma base comum de comparação dos níveis de violência em períodos climáticos normais e em períodos de mudanças climáticas extremas. Seja em contextos de conflitos menores, como de violência doméstica, ou conflitos de ampla abrangência, como conflitos étnicos, as pesquisas mostram que o aumento da violência está associado ao clima.

O resultado do cruzamento de dados apontou como principais influentes o aumento de temperatura e períodos intensos de chuva. Nesses dois casos de mudanças anormais extremas no clima, houve um aumento de 14% em conflitos entre grupos e de 4% em conflitos individuais. Nos EUA e na Austrália, por exemplo, houve aumento dos crimes em picos de temperatura. No Brasil, em períodos intensos de chuva, ocorreram muitas invasões de terras. Nos trópicos, em geral, o calor aumentou o fervor em conflitos civis. O estudo não abordou somente essas camadas de conflitos na atualidade, mas também analisou outros períodos históricos e a influência climática no colapso de grandes civilizações, como a dos Maias e do Império Acádio.

Relação causal

Os estudiosos atribuem essa relação causal a dois principais fatores: agressão e escassez. O primeiro, mais num sentido fisiológico e psicológico natural dos efeitos do calor – não é difícil relacionar irritação causada pelo calor com sensações ruins. A escassez, principalmente em países mais pobres, pode ser um grande problema. Em locais cuja economia é baseada na agricultura, uma mudança climática que traga um forte período de seca pode deixar grande parte da população passando fome e no limiar da sobrevivência, podendo levar a conflitos sociais e até a uma guerra civil.

A temperatura está aumentando e os nervos, fritando. Estima-se que, nos próximos 50 anos, a temperatura aumente em 2°C, o que, segundo esses estudiosos, pode significar num aumento em 50% dos conflitos sociais.

Apesar de apontar um fator importante que parece ter influenciado a violência na sociedade, é um estudo parcial que precisa ser associado a outras análises sobre conflito social. O clima pode até ser um condicionante para certos conflitos, principalmente individuais, mas é necessário ir mais a fundo para entender os conflitos maiores. É de se pensar por que alguns sofrem de escassez e, outros, independentemente do clima, vivem com abundância de alimentos.


Veja também:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais