Programa Cidades Sustentáveis faz campanha para "voto consciente"

eCycle

Ideia é comprometer políticos candidatos às eleições municipais deste ano a cumprirem metas sustentáveis em caso de vitória

Inovações tecnológicas, preocupação ambiental, discussão pública sobre meio ambiente. Com a temática sustentável tão presente em setores da sociedade, o que pode ser feito para transformar tudo isso em prática nas cidades em que vivemos? Para as organizações Rede Nossa São Paulo, Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ethos, a resposta é o programa Cidades Sustentáveis.

Após estabelecerem 12 eixos temáticos fundamentais para o alcance de um caminho sustentável nos municípios brasileiros, as organizações idealizadoras tentam mobilizar os candidatos a prefeito a assinarem uma carta-compromisso que contemple a agenda política com todos os eixos. Feito isso, há outra campanha, dessa vez para estimular a população a votar nos candidatos que compactuaram com a proposta.

A partir do momento em que concordam com o conteúdo do programa Cidades Sustentáveis, os gestores terão que cumprir as metas contidas e colaborar para divulgar dados que comprovem ou desmistifiquem a evolução dos indicadores relacionados a cada eixo. Assim, as cidades participantes ganharão visibilidade em materiais de divulgação e na mídia, terão acesso a informações estratégicas e trocarão experiências com outras cidades, o que representaria um passo a mais no processo de construção de municípios mais sustentáveis, segundo os organizadores.

De acordo com o presidente da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, é preciso que uma nova cultura e novas prioridades sejam estabelecidas nas gestões municipais, e o verde tem que estar em pauta. “É muito importante que as cidades tenham recursos para medidas sustentáveis. O estabelecimento de metas é fundamental, tanto é que o primeiro ponto do programa Cidades Sustentáveis é o comprometimento dos candidatos”, afirmou.

Para Grajew, a assinatura da carta-compromisso permite uma cobrança maior da sociedade. “Votando no candidato que considera sustentável, o cidadão faz sua parte, até porque com as metas, o candidato terá que dizer como estará a cidade ao final de sua gestão”, completou.

Eixos

Os 12 eixos são os seguintes: governança; bens naturais comuns; equidade, justiça social e cultura de paz; gestão local para a sustentabilidade; planejamento e desenho urbano; cultura para a sustentabilidade; educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; economia local dinâmica, criativa sustentável; consumo responsável e opções de estilo de vida; melhor mobilidade, menos tráfego; ação local para a saúde; do local para o global.

Todos os eixos possuem metas gerais e específicas. Conheça todas elas neste documento. Também é possível conferir quais são os políticos que participarão das eleições 2012 que já aderiram ao Cidades Sustentáveis – para isso, clique aqui

Para ter mais informações sobre o programa, entre no site oficial.

Veja também:
-Questionamento popular e pressão política para se chegar ao desenvolvimento sustentável nas cidades
-As bases de uma nova economia


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail