Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Reciclagem de CD no Brasil, nem em sonhos; o jeito é usar a criatividade

Destino complicado

Pode não parecer mas muitos não sabem o que fazer com CDs usados

Ué, mas os CDs e DVDs não são feitos de plástico? Por que eles tem reciclagem difícil? A complicação existe devido à composição, que é formada por camadas sobrepostas. O material mais aparente é o rótulo, logo abaixo fica uma camada de acrílico, outra de alumínio vem na sequencia e, finalmente, a última é de policarbonato. Para reciclar essa mistura seria preciso separar os quatro tipos de materiais e reaproveitá-los separadamente. Isso é caro e inviável na atual política de gestão de resíduos, portanto, nada de reciclagem de CD’s ou DVDs.

Mas tem quem aceite

Está bem, já sabemos que não há como reciclar esse material, porém alguns lugares aceitam CDs danificados que não podem mais ser tocados. Alguns locais estocam o material e asseguram que os itens não irão para o lixo de maneira irresponsável. A prefeitura e a vigilância sanitária de sua cidade podem dar uma mãozinha, assim como algumas instituições que recebem artigos de informática,como o Cedir, em São Paulo.

E se ainda tocar?

Se temos um CD ou DVD que ainda funciona bem, podemos passar adiante para amigos ou instituições de caridade ou até fazer negócio com isso. Procure o sebo mais perto de sua casa ou tente os sites de compra, assim fazemos negócio e tiramos a tranqueira de casa ao mesmo tempo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais