Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Fertilizante de pilha pode ser solução para a poluição de baterias alcalinas

Inspirada em resolver os problemas envolvidos no descarte incorreto de pilhas alcalinas, a empresa australiana Envirostream criou uma solução: a transformação do material em fertilizante para plantas.

Embora pilhas e baterias sejam materiais recicláveis, grande parte desses materiais são descartados incorretamente. Parando em aterros sanitários ou no meio ambiente, os químicos responsáveis pela produção da energia das pilhas podem vazar e contaminar o solo, resultando na poluição. Na Austrália, por exemplo, cerca de 97% das pilhas alcalinas não são recicladas corretamente. 

As pilhas alcalinas, embora não compostas por metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio, também são poluentes e devem ser recicladas corretamente.

Envirostream

A Envirostream é uma parte da empresa Lithium Australia, que é responsável pela reciclagem de pilhas e baterias. Com o objetivo de não só descartar esses materiais, a empresa investiu na sua transformação para algo útil e sustentável. 

Um dos diretores da Envirostream compartilhou que parte da visão do projeto é de virar uma influência para a sustentabilidade de baterias e pilhas descartáveis. 

Como é feito o processo

Não é a primeira vez que esse processo é feito. A empresa finlandesa Tracegrow criou um processo parecido com o objetivo de minimizar a exploração do planeta por conta dos recursos naturais. 

Para que as pilhas se tornam fertilizantes, primeiro elas são esmagadas, filtradas e purificadas para que ocorra a remoção de elementos tóxicos de sua fórmula, como o mercúrio e o níquel. Assim que essas substâncias são removidas, elas são encaminhadas para estações de tratamento de resíduo tóxico, onde são descartadas corretamente e não podem poluir o solo. 

O material purificado das pilhas é rico em zinco, uma substância essencial para a criação de clorofila pelas plantas. 

O fertilizante da Envirostream é usado em grandes plantações, incluindo a de tomate, algodão e abacate — e todas apresentaram bons resultados ao uso. 

Como fazer o descarte de pilhas e baterias

Embora a inovação seja um passo a mais para a sustentabilidade, a Envirostream não atua no Brasil. Portanto, o descarte correto de pilhas e baterias é responsabilidade do consumidor. Esses materiais são recicláveis no Brasil e devem ser encaminhados para estações de reciclagem. 

Para descobrir locais onde essa reciclagem é feita, confira nossa matéria de como fazer o descarte de pilhas e baterias.