Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

Foi lançado no Rio de Janeiro, no dia 7 de dezembro de 2011, o programa “Ação Renove o Meio Ambiente”, que tem como objetivo incentivar a reciclagem de óleo de cozinha, transformando-o em biodiesel, como já acontece em algumas universidades americanas. O projeto é uma iniciativa da parceria entre as Cargill Foods Brasil e o Carrefour.

Durante o evento, o diretor de sustentabilidade do Carrefour, Paulo Pianez, e o diretor comercial da Cargill, Andrés Eizayaga,  apresentaram o programa e alguns resultados já obtidos em São Paulo, além das perspectivas de ampliação do projeto. Os participantes puderam ver como é realizado o processo de transformação do óleo em biodiesel, por meio de uma mini usina móvel que esta exposta no pátio da loja da rede, na Barra da Tijuca.

Biodiesel

Considerado um substituto do diesel convencional, o biodiesel é uma fonte de energia limpa e renovável e sua produção é feita a partir da reação entre os triglicerídeos de óleos vegetais (milho, algodão, soja, etc.) com álcool, em presença de um catalisador.

Quando comparado ao diesel, oferece vantagens para o meio ambiente, como a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2, o principal responsável pelo efeito estufa) devido ao ciclo de vida dos vegetais, que seqüestram carbono do ambiente e também pela possibilidade de reaproveitamento do óleo de cozinha para a produção do combustível. O congresso brasileiro aprovou a lei n° 11.097, em 13/01/2005, que tornou obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao diesel (B2) até 2008 e a adição de 5% (B5) até 2013.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais