Erros e acertos dentro de casa

eCycle

A qualidade do ar pode ser melhorada com pequenos cuidados

Nas grandes cidades é quase impossível encontrar ar puro. Mas alguns cuidados em casa podem melhorar a nossa vida dentro dela. Para quem não sabe: tintas, mofos e ácaros podem ser graves vilões na qualidade do ar, causando alergias e problemas respiratórios. Por isso, separamos algumas dicas para melhorar o ar em casa.

Gás de fogão

Mas não é só com eles que devemos prestar atenção. Um bom exemplo é o gás de fogão. Esse equipamento é o maior responsável pelo excesso de nitrogênio dentro de casa. Enquanto você utiliza o fogão, especialmente se for um modelo a gás, você está contribuindo para níveis inseguros de dióxido de nitrogênio no ar. Esse gás em excesso pode causar asma e até acidentes graves dentro de casa. Devemos sempre colocar o fogão em um local bem ventilado e se certificar que não há vazamentos de gás. Evite ligar o fogo com as portas e janelas da cozinha fechadas.

Purificadores com ozônio

As pessoas procuram os purificadores de ar tentando evitar os problemas de um ar seco e poluído, mas dependendo do purificador, há mais poluição do que limpeza. Portanto, deve-se evitar comprar aparelhos que usem ozônio.

Baratas

Mais um argumento para aqueles que não suportam as baratas: seus dejetos, partes do corpo e saliva podem trazer sérios problemas à saúde. A culpa é de uma proteína encontrada no inseto que pode causar reações alérgicas e desencadear crises asmáticas.

Mas, antes de ligar para o dedetizador, cuidado! Esses serviços podem poluir ainda mais a nossa casa e poluem o ecossistema, além, é claro, do ar que respiramos. No lugar deles, pequenos cuidados em casa ajudam a evitar baratas, como não deixar comidas expostas, verificar sempre pequenos buracos em armários e gavetas e investir em repelentes naturais são boas opções, assim como o uso do óleo de citronela.

Impressoras

As impressoras a laser soltam no ar pequenas partículas de tinta que podem ser inaladas, causando danos semelhantes aos do cigarro. Por isso, é sempre bom economizar impressões e manter as máquinas em lugares arejados. Além de evitar problemas no ar, economizamos papel e energia.

Cortinas

As almofadas, cortinas e bichinhos de pelúcia são velhos conhecidos para quem sofre de problemas respiratórios. São objetos que acabam segurando a poeira de casa com muita facilidade. A dica é sempre conservar as cortinas limpas e colocar travesseiros e ursinhos no sol com frequência.

Incenso

Eles são ótimos para deixar a casa perfumada, mas não devem ser usados sem alguns cuidados. A queima dos incensos libera pequenas partículas de pó que podem conter monóxido de carbono e benzeno – duas substâncias altamente perigosas. Alguns estudos revelaram ligação entre alta exposição a incensos com doenças como câncer, asma e irritações de pele. O jeito é maneirar no consumo e sempre ventilar os lugares de uso.



Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail