Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Modelo Sora-e foi produzido por usina hidrelétrica em parceria com empresa de aviação

O primeiro avião elétrico tripulado da América Latina foi para os ares pela primeira vez no último dia 23 de junho. Trata-se do Sora-e, desenvolvido pela Itaipu Binacional em associação com a empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP). A apresentação do modelo ocorreu no aeroporto de Itaipu, localizado na margem paraguaia da usina, na cidade de Hernandarias e Alexandre Zaramella, sócio-diretor da ACS Aviation, foi o piloto que guiou a máquina de oito metro de envergadura e de 650 quilos pelo voo de cinco minutos.

Com dois lugares (piloto e um passageiro), a aeronave foi desenvolvida dentro do programa Veículo Elétrico de Itaipu (VE). Os investimentos foram de R$ 900 mil nessa etapa inicial do projeto e o veículo ainda passa por uma fase de testes e cogita-se a produção em maior escala.

Fabricado com estrutura de fibra de carbono, o modelo tem autonomia de uma hora e meia de voo, com velocidade de cruzeiro de 190 quilômetros por hora (km/h) e velocidade máxima de 340 km/h. O avião está equipado com dois propulsores Enrax, de 35 quilowatts cada, e seis packs de baterias de lítio íon polímero, totalizando 400 volts.

Para saber mais a respeito, clique aqui.

Veja também:
Solar Impulse 2: novo desafio do avião solar é dar a volta ao mundo
Avião movido a energia solar decola para dar volta ao mundo


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais