Por Redação – Portal Alta Montanha | A argentina Julieta Santamaria é a primeira pessoa a completar uma mega trilha no Brasil após percorrer os 4.200 km que separam o Parque Estadual do Desengano (RJ) e o Parque Nacional dos Aparados da Serra (RS), cruzando toda a Serra do Mar e um trecho da Serra Geral.
Sua chegada foi celebrada pela Confederação Brasileira de Montanhismo com a presença de voluntários de todos os estados no Dia Mundial das Trilhas, comemorado anualmente no primeiro sábado de junho.
No ano que a primeira mega trilha institucionalizada no mundo, a Appalachian Trail (EUA), completa 100 anos, o Brasil tem sua primeira mega trilha estabelecida e percorrida. O Caminho da Mata Atlântica é uma iniciativa de conservação em grande escala que utiliza a trilha como eixo de diversas ações de restauração de corredores, fortalecimento da cadeia produtiva do turismo e do turismo de base comunitária.

São mais de 500 hectares de florestas e corredores em restauração com monitoramento de fauna, 170 parceiros da cadeia produtiva, diversas iniciativas de turismo rural e de base comunitária fortalecidas e 4.000 voluntários cadastrados.
A jornada de Julieta começou em abril de 2024 e chega ao fim após passar por mais de 100 áreas protegidas, incluindo nove parques nacionais, em 132 municípios de 5 estados brasileiros. Sua chegada é um marco para esta iniciativa e para as trilhas de longo curso no Brasil, inserindo-as no roteiro turístico do país e aos caminhantes pelo mundo. Ela é a primeira pessoa a completar uma trilha contínua de 4 mil km na América Latina.
Este texto foi originalmente publicado pelo Portal Alta Montanha, de acordo com a licença CC BY-SA 4.0. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.