Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Um cachorro, por incrível que pareça, pode apresentar risco ao meio ambiente

Mesmo sendo um animal, o cachorro causa impactos ambientais. Por exemplo: o que você faz com o saco de ração do seu bichinho? Você limpa o cocô dele quando vocês passeiam na rua? De que modo? Saiba agora quais são os sete passos para como criar um cachorro de forma sustentável:

1. Catar a caca

Ao sair com seu cão, é importante coletar as fezes dele para não sujar as vias públicas e nem ameaçar a saúde de outras pessoas (já que as fezes caninas podem transmitir doenças). Mas isso não basta. Colocá-las dentro de um saco plástico para transferir o cocô para o lixo não é uma medida boa para o meio ambiente, pois o plástico demora muito para se degradar. Há alternativas mais ambientalmente corretas para a questão, como utilizar um kit de papel e papelão (veja aqui).

2. Compostagem

A compostagem de resíduos provenientes dos animais é a dica mais correta, embora seja difícil de implantar. Se você possui disponibilidade e tem os meios corretos para fazer, a compostagem do resíduo do seu cão é uma alternativa ecológica, pois não recorre a aterros e preserva hidrovias. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) possui uma cartilha de como começar a compostagem dos resíduos do seu cachorro.

3. Faça brinquedos para eles

Você já se perguntou por que muitos brinquedos de cachorro são coloridos, sendo que caninos não descriminam cores? A resposta é simples: na verdade, os brinquedos destinados a cachorros são comercializados para seus donos humanos. Os cães não possuem nossa sensibilidade, não se preocupam com moda, não distinguem entre “velho” e “barato” ou “novo” e “caro”. Então, por que não transformar objetos antigos em um novo brinquedo para o seu cão? Veja dicas:

  • Roupas velhas: amarre uma camiseta velha em nós.
  • Colher de pau: que tal reaproveitar a colher de pau velha para ser o novo graveto do seu cão?
  • Filhote feito de costura: use trapos velhos e faça “filhotes” de cachorro.
cachorro
Foto de FLOUFFY no Unsplash

4. Comida não

O problema de obesidade está afetando não só os humanos, mas também os animais de estimação. Não exagere na quantidade de comida dada ao seu animal e você fará um bem à saúde dele. Caninos domesticados são bons em regular sua própria ingestão de resíduos, mas não acostume eles incorretamente.

cachorro
Foto de charlesdeluvio no Unsplash

5. Venenos

Muitas vezes, o que é bom para o meio ambiente é bom também para a saúde do seu cão. Você pode ter ouvido falar que pesticidas comuns para gramado podem levar seu cão à morte, mas você já pensou a respeito das coleiras anti-pulgas? Pois é, venenos de pulgas convencionais incluem pesticidas que podem adoecer e matar milhares de cães por ano. Os organofosforados geram os principais problemas. Será que é realmente necessário utilizar produtos químicos para exterminar pulgas e carrapatos que infestam o corpo do seu animal? A resposta é não: existem várias alternativas não tóxicas e ecológicas que podem ajudar, como: água e sabão, terra diatomácea e armadilhas elétricas para pulgas.

E cuide sempre muito bem do seu animal de estimação, fazendo a higiene dele com frequência.

6. Alimentação

Muitas refeições para cachorros são feitas a partir de derivados de carne. Imagine o tamanho do impacto que toneladas de ração não causam no planeta, se levarmos em conta o gasto com água, energia, transporte e emissão de CO2 (que é muito grande na criação de gado). Portanto, procure comprar para o seu cão produtos naturais e que não sejam derivados da carne. E sempre recicle a embalagem da ração.

cachorro-comendo
Foto de Kabo no Unsplash

7. Casinha de cachorro

Se você precisa construir um lar para seu animal, construa-o utilizando madeiras que foram descartadas de outras construções. Se você não tiver como fazer isso, compre casinhas produzidas com materiais reciclados ou biodegradáveis, como as do vídeo abaixo (em inglês):


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais