Doze usos para a água oxigenada (peróxido de hidrogênio)

Além de medicamento, a água oxigenada pode servir para remover manchas de roupas, limpar tábuas de corte, desintoxicar escova de dente e acabar com as bactérias do vaso sanitário

Água oxigenada

A água oxigenada é o nome comercial para a solução líquida do peróxido de hidrogênio, sob a fórmula química H2O2, dissolvida em água. É muito conhecida e utilizada como um "remédio" contra feridas e outras escoriações causadas na superfície da pele humana. Molha-se um algodão ou gaze em uma solução do produto e aplica-se na área machucada. 

No entanto, a água oxigenada pode ser utilizada para fins de limpeza, podendo substituir produtos mais tóxicos para a saúde e para o meio ambiente. Se você quiser colocar esse item na sua rotina de limpeza, acompanhe abaixo alguns usos criativos da substância.

Utilizando a água oxigenada na limpeza

Para esses usos, é necessária uma solução de 3% de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e 97% de água. Lembre se de sempre manter a sua água oxigenada no recipiente de origem (uma pequena garrafa opaca). Porque se ela tiver contato com a luz do sol, vai perder a sua eficácia.

Remover manchas nas roupas na área das axila

Quando você sua, é apenas uma questão de tempo para algumas manchas aparecerem em suas roupas, na região das axilas. Para combater esse problema, misture uma parte de detergente líquido com duas partes de água oxigenada. Depois coloque essa mistura sobre a área manchada, deixe descansando por uma hora e, em seguida, lave a roupa com água fria. Se a mancha persistir, repita o processo.

Remover manchas de vinho

Ou de sangue, ou de suor debaixo do braço, a maioria das manchas. Ela não é tão instantânea quanto água sanitária, mas também não prejudica os tecidos. Misture partes iguais de água oxigenada com detergente neutro, e com uma esponja esfregue sobre a mancha e espere um minuto. Em seguida, encharque-a com o equivalente a uma moeda e espere que seja absorvido, e então lave como de costume.

Limpar tábuas de corte

Para manter a sua tábua de corte feita de madeira livre de bactérias como a salmonella, você deve, após o corte de legumes ou carne, lavá-la com água quente e, em seguida, derramar água oxigenada sobre ela. Também há outros modos de efetuar essa limpeza (clique aqui e confira).

Limpar superfícies da cozinha

Como ele é muito sensível à luz, o peróxido é vendido em garrafinhas de cores escuras, por isso é importante que você deixe ele na embalagem original ou, se for trocar para uma em spray para limpar sua cozinha, certifique-se de que não é transparente. Espirre um pouco na região que você quer desinfetar e em seguida espirre também vinagre por cima, isso garante uma limpeza eficaz e menos tóxica. Mas atenção! Não misture os dois em um mesmo frasco: ao invés de praticidade, você vai acabar com um líquido que não funciona.

Desintoxique sua escova de dente

Um dos objetos mais sujos em sua casa é a escova de dente. Por conta de sua proximidade com o vaso sanitário, a escova pode ficar infectada pela bactéria E.coli, por exemplo. Uma maneira de desintoxicá-la é mergulhando-a em um copo com partes iguais de água oxigenada e água para matar as bactérias remanescentes (veja aqui outras coisas que são tão sujas quanto o vaso sanitário em sua casa).  

Deixe seu banheiro limpo

O principal item do banheiro que atrai as bactérias é o vaso sanitário. Por isso, quando for fazer a limpeza regular em seu banheiro, utilize a água oxigenada. Basta despejar meia xícara de água oxigenada dentro do vaso e deixar a substância lá por cerca de meia hora. Em seguida, dê descarga (clique aqui para ver dicas de como deixar seu banheiro mais sustentável).

Dar um tapa nas esponjas usadas

Você lavou toda a louça e está tudo fresquinho, exceto pela coitada da esponja, que ficou com todas as bactérias nela. Mergulhe-a em um copo cheio de água oxigenada para se certificar de que matou as danadinhas. Mas não se esqueça de enxaguar muito bem depois.

Limpar a Fossa Séptica da sua Casa

Embora não tão comuns nas cidades, se você tem uma, despeje um frasco inteiro da sua água oxigenada e dê a descarga, faça isso a cada seis meses, e as coisas vão ficar em ordem.

Tirar mofo das Plantas

Misture meio litro de água com cinco colheres de sopa de água oxigenada de 10 volumes. Borrife nas plantas para tirar qualquer bolor ou fungo das folhas.

Desinfetar Frutas e Vegetais

Adeus, pesticidas! Encha a cuba da sua pia com água gelada e um quarto de uma xícara com peróxido e mergulhe sua quitanda ali.

Acelerar o Crescimento das Plantas

Para ajudar a embelezar a sua casa com mais rapidez, coloque as sementes em uma solução de uma xícara de água e uma colher de chá de peróxido antes de plantar na terra;

Clarear os Cabelos

Claro, não podia faltar na lista. Se você já tem os cabelos claros, e gostaria de dar um ar de leveza natural, preencha uma garrafinha spray com uma solução de metade água e metade peróxido e borrife nos cabelos úmidos. Com o tempo, suas madeixas vão acabar iluminando.


Foto: Medivida

Veja também:



 

Comentários  

 
+4 #1 2013-08-11 00:44
Inviável o uso em limpeza pelo custo muito alto se comparado ao álcool ou cloro.
Citar
 
 
-2 #2 2014-11-25 15:15
pode me dizer como faço para tirar marcas de ferro nas roupas
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail