Grupos promovem campanha contra a companhia de petróleo ExxonMobil

eCycle

Falta de interesse em discutir problemas ambientais e grandes subsídios estatais seriam causas importantes da campanha

Big oils gets a 5800%

Dois grupos americanos envolvidos com questões polêmicas do seu país lançaram na internet um vídeo contra uma das maiores companhias de petróleo do mundo, a ExxonMobil, em que eles denunciam a forma como a empresa está arrecadando dinheiro. Segundo os grupos, a Exxon recebe incentivos fiscais e subsídios do governo federal para produzir petróleo a partir de combustíveis fósseis.

O vídeo “Exxon Hates Your Children” possui trinta segundos e tem como objetivo principal divulgar como as atitudes da companhia podem causar um efeito negativo à sociedade em geral e às pessoas que consomem seu produtos. Os grupos Oil Change International e The Other 98% usaram a mensagem de que a política da empresa na atualidade vai afetar as crianças, que representam o futuro.

Para fortalecer essa iniciativa, os grupos criaram um site em que há quatro motivos, baseados em notícias, da suposição de que a Exxon odeia crianças. Os pontos são:

  1. O modelo de negócio da empresa depende da extração cada vez maior de combustíveis fósseis, sendo que estes são nocivos aos seres humanos;
  2. A Exxon gastou bilhões ao longo dos últimos anos para criar e coordenar uma campanha que confundisse a opinião pública acerca da questão climática. Apesar de agora admitir a influência dos combustíveis fósseis no clima, afirma que não é possível prever o que irá acontecer no futuro, e que não irá mudar seu modelo de negócio;
  3. A Exxon e outras companhias de extração de petróleo enviaram contribuições vultuosas de campanha para certos congressistas, nos EUA, e, em troca, receberam enormes subsídios estatais. A taxa de retorno para os empresários seria da ordem de 5800%;
  4. As mudanças climáticas ameaçam o futuro das crianças de todo o planeta e a companhia parece simplesmente ignorar essa questão.

No site criado pelos grupos, além do vídeo, há uma petição chamada “Faça Exxon pagar pelas mudanças climáticas e não nossas crianças”. Ela pede a eliminação de todos os subsídios para combustíveis fósseis porque, segundo o site, são fruto de doações de mais de US$ 10 bilhões por ano do governo para as indústrias de petróleo, gás e carvão.

Para intensificar ainda mais essa campanha, os grupos querem promover o vídeo na televisão com o intuito de expandir seu acesso e ter certeza de que o público e os representantes sabem o que realmente está acontecendo. Eles pedem a colaboração financeira das pessoas para realizar isso.

Confira o vídeo da campanha no fim da página e acesse o site oficial.

Outro lado

Em resposta ao vídeo, a companhia de extração de petróleo ExxonMobil disse que a campanha é ofensiva e que afeta os milhares de trabalhadores da sua empresa. Em relação às mudanças climáticas, a indústria acha que são desafios muito importantes para a sociedade e que não serão resolvidos com campanhas de mídia que usam falsas alegações e linguagem provocativa.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail