Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Vídeo que faz parte de estudo da Universidade de Nova York mostra o enorme crescimento da capital paulista

A curta animação abaixo mostra como ocorreu a expansão da cidade de São Paulo entre os anos de 1880 e 2000, período em que a população saltou de 65 mil habitantes, segundo o Censo de 1890, para 10,4 milhões, de acordo com o Censo 2000.

O vídeo faz parte de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Nova York que mostra o crescimento de 30 cidades ao redor do mundo nos últimos dois séculos.

É só a partir de 1950 que a cidade começa realmente a se expandir, principalmente devido à migração do campo para a cidade, que ocorreu no período em todo o Brasil. O resultado é a falta de equipamentos urbanos, falta de moradia e mobilidade.

Apesar dos problemas e dos números superlativos, a cidade já passa por um processo de desaceleração do crescimento populacional, que aumenta 0,7% ao ano. Mas, com uma população de 11,8 milhões de habitantes, ainda são 85 mil novos moradores anualmente.

A situação é parecida em todas as grandes cidades brasileiras. Atualmente, cerca de 85% da população brasileira vive em áreas urbanas. Para 2020, a previsão é de que esse índice chegue a 90%.

Confira o vídeo na íntegra:

Fonte: EcoD

Veja também:
Na cidade de São Paulo, mesmo locais com menor índice de poluição ultrapassam meta internacional
Poluição no Rio de Janeiro é maior do que em São Paulo, segundo OMS