Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Competição intraespecífica é uma relação ecológica caracterizada pela disputa entre indivíduos de uma mesma espécie por um ou mais recursos do ambiente

Competição intraespecífica é uma relação ecológica caracterizada pela disputa entre indivíduos de uma mesma espécie por um ou mais recursos do ambiente, tais como água, alimento, território, minerais, luz, locais para construir ninhos e parceiros reprodutivos. Machos que competem por uma mesma fêmea podem ser citados como um exemplo de competição intraespecífica. 

Vale ressaltar que a competição intraespecífica é importante para a regulação do tamanho populacional de uma espécie.

O que são relações ecológicas?

Relações ecológicas são as interações que ocorrem entre os seres vivos dentro dos ecossistemas. Elas podem ser entre indivíduos da mesma espécie (intraespecífica) ou entre espécies diferentes (interespecíficas). Além disso, as relações ecológicas podem ser benéficas ou prejudiciais para as partes envolvidas. 

Classificação

Como dito anteriormente, as relações ecológicas são interações que ocorrem entre os seres vivos. Elas podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie, sendo classificadas como relações intraespecíficas, ou de espécies diferentes, como relações interespecíficas.

Além dessa classificação, as relações ecológicas podem ser harmônicas ou desarmônicas. Relações harmônicas são aquelas que beneficiam os indivíduos envolvidos ou que não causam prejuízos para nenhum deles. Já relações desarmônicas são aquelas que causam prejuízos para pelo menos um dos indivíduos envolvidos. 

Sendo assim, as relações ecológicas podem ser interespecíficas harmônicas, interespecíficas desarmônicas, intraespecíficas harmônicas e intraespecíficas. Nesse caso, a competição é uma relação intraespecífica e desarmônica. No entanto, ela também pode ser interespecífica

Competição intraespecífica

De modo geral, a competição intraespecífica pode ser dividida em dois tipos:

  • Competição por exploração: o uso de recursos por um indivíduo faz com que eles não possam ser utilizados por outros indivíduos;
  • Competição por interferência: um indivíduo impede que outros tenham acesso aos recursos. A alelopatia é um exemplo.

Exemplos de competição intraespecífica

Competição intraespecífica
Imagem de Lubo Minar no Unsplash

A territorialidade é um exemplo clássico de competição intraespecífica. Nesse fenômeno, indivíduos de uma mesma espécie marcam seu território, impedindo que outros invadam esse espaço. A disputa por um mesmo território acontece mais frequentemente na época de acasalamento.

Em épocas de reprodução, elefantes marinhos machos estabelecem uma hierarquia de dominância sobre grupos de fêmeas, chamados de harém. Ao se depararem com outro macho se aproximando do harém, desafiam-se agressivamente, podendo levar um dos oponentes à morte. 

Outro exemplo de competição intraespecífica ocorre entre plantas desérticas. A competição por recursos como água e nutrientes faz com que a distribuição entre elas seja espaçada. 

Importância das relações ecológicas

As relações ecológicas são necessárias e importantes para o equilíbrio das populações que interagem, tendo um efeito benéfico para a comunidade como um todo, independentemente se há prejuízo para alguma espécie ou população em particular.