Saiba como curar o resfriado com dicas naturais

Depois de ficar doente por uns dias, você já deve ter se perguntado como curar o resfriado. A verdade é que o resfriado é uma infecção viral que só se cura com o tempo. No entanto, os sintomas podem ser amenizados com algumas práticas naturais ou com a aplicação de certos medicamentos.

Como realizar o descarte correto de medicamentos

Quais são os sintomas de um resfriado comum?

Ao todo, existem mais de duzentos tipos de vírus diferentes que podem gerar resfriados comuns, fazendo com que a sua transmissão seja fácil e rápida. Esses vírus penetram o corpo pela boca, pelos olhos e pelo nariz e podem aparecer até três dias após o contágio. Os sintomas principais são: dores de cabeça, congestão nasal, coriza, dor de garganta, espirros e tosse.

Quanto tempo pode durar um resfriado?

Diferente da gripe, a pessoa resfriada apresenta uma febre mais branda, que costuma durar menos tempo, cerca de quatro dias. Para saber mais sobre a infecção viral, confira a matéria: ”Resfriado: como prevenir e aliviar sintomas”.

Como curar o resfriado com receitas caseiras?

A melhor cura para o resfriado é deixar que o seu corpo se cure sozinho. O sistema imunológico trabalha desde o momento que identifica o patógeno invasor, até sua saída, para a melhora do organismo. Como resultado, sintomas como dores de garganta, nariz congestionado e alta na temperatura corporal acabam aparecendo.

Se você estiver apresentando qualquer um desses sintomas, mesmo que de forma leve, isso quer dizer que a sua imunidade já está fazendo o trabalho de curar o resfriado. Porém, para garantir melhor funcionamento do sistema imunológico, bem estar corporal e uma recuperação acelerada, você pode usar receitas caseiras. Confira a seguir como curar resfriado:

Faça limpeza nasal com água morna e sal

A mistura de água morna com sal é uma ótima alternativa para curar o congestionamento nasal. Afinal, além de limpar as vias nasais do excesso de muco, ela também ajuda na remoção de vírus e bactérias que estiverem no local. Para fazer a mistura você vai precisar de:

Misture todos os ingredientes e coloque a água morna com sal em um recipiente que seja próprio para a lavagem nasal. Aplique o líquido em uma narina, enquanto faz pressão na outra com os dedos, deixe que todo o conteúdo saia. Repita o processo duas ou três vezes em cada narina. 

Descanse e durma bem

Mantenha o corpo sempre coberto e quente, assim, o sistema imunológico pode focar toda a sua energia em curar o resfriado. Não deixe de descansar, nesse momento tudo que o organismo precisa é de um tempo para relaxar e deixar com que a imunidade combata o vírus. 

Outro fator importante é o sono. Dormir bem tem um impacto positivo no processo de curar resfriado, afinal, a falta de uma boa noite de sono pode baixar consideravelmente a imunidade do indivíduo. O melhor remédio para o resfriado pode ser uma noite inteira de sono ou até mesmo 20 minutos durante o dia. 

Dicas para dormir bem: tenha uma boa noite de sono

Faça gargarejo

O gargarejo de água com sal é um dos cuidados caseiros para a dor de garganta, basta fazê-lo pelo menos quatro vezes ao dia. Evite aplicar o gargarejo em crianças menores de seis anos, elas podem encontrar dificuldade na técnica e acabar engasgando.

Gargarejo com bicarbonato ajuda a eliminar micro-organismos nocivos

Tome banhos quentes

Tomar um banho quente no fim de um dia de resfriado pode ajudar a relaxar o corpo e a liberar as vias respiratórias. Isso porque o vapor da água resulta na abertura das entradas nasais durante o banho. Se estiver sentindo muito cansaço, pode optar por tomar banho em uma banheira ou usando um banco. 

Invista em própolis

O própolis, assim como o mel, contém propriedades antimicrobianas, antifúngicas, antioxidantes e antivirais. Logo, se você estiver buscando como curar o resfriado, sprays de própolis podem ajudar a reduzir sintomas — principalmente os de dor de garganta.  

Para saber mais a respeito do extrato de própolis, confira o vídeo a seguir: 

Evite o estresse

O estresse é um grande problema para a imunidade do indivíduo, e pode ser um obstáculo para quem busca curar o resfriado. Isso porque, quando em excesso, ele causa uma grande liberação de adrenalina e noradrenalina, dois hormônios que inibem a resposta imune do organismo. 

Por isso, evite o máximo possível se estressar quando estiver resfriado. Você pode fugir do estresse diário praticando yoga, meditação e até mesmo desabafando com alguém que confia. 

8 exercícios respiratórios para aliviar o estresse

Mantenha uma boa higiene

Pode parecer bobo, mas na verdade o resfriado pode ser  causado pela falta de higiene rotineira. Por exemplo, se um indivíduo deixa de lavar as mãos antes e depois de comer em um restaurante, ele pode acabar se infectando. Esse contágio acontece porque a pessoa leva as mãos sujas, com vírus e bactérias, para regiões como olhos, boca e nariz.

Sendo assim, a boa higiene ajuda a prevenir o surgimento de resfriados, bem como também pode evitar pioras no quadro de saúde da pessoa resfriada.

Boa higiene bucal previne doenças

Mantenha o ar úmido

Lugares com baixa umidade podem causar uma proliferação maior de vírus, como o da influenza. Colocar um umidificador em sua casa pode ser uma boa forma de melhorar o ar, reduzir a inflamação nasal ao respirar e gerar bem estar. Lembre-se apenas de trocar a água do umidificador com frequência, pois ele pode acumular sujeira e apresentar fungos.

Opte por bebidas quentes

Consumir bebidas quentes pode ajudar a prevenir a desidratação e a aliviar a congestão nasal. O contato com o vapor e o líquido quente ajuda a aliviar as membranas inflamadas das narinas e da garganta, o que alivia alguns sintomas do resfriado. Os chás de ervas são especiarias usadas há séculos para curar o resfriado.

A erva marshmallow é uma das espécies usadas para esse fim. Por ser rica em um composto chamado mucilagem, ela é responsável pelo alívio nas membranas da garganta e pode ser consumida como chá. 

Chás para gripe no estilo fácil e caseiro

Alimentos que ajudam a curar o resfriado

Alimentos ricos em vitamina C: laranjas, verduras, kiwi e caju são apenas alguns dos alimentos com vitamina C que ajudam a aumentar a imunidade, e consequentemente a curar o resfriado. 

Folha de mostarda e rabanete: esses dois alimentos são conhecidos por ajudar a quebrar o muco que se acumula nas vias nasais. 

Cebolas: contêm fitoquímicos que servem para ajudar o corpo a tratar a bronquite e lidar com outras infecções. 

Cebola: o que é e benefícios para a saúde

Chá preto e chá verde: os dois são ricos em catequina, fitoquímico que têm efeitos antibióticos e ajudam a aliviar os sintomas da diarreia.

Probióticos: os alimentos probióticos são formados por bactérias e fungos benéficos para o sistema digestivo e imunológico. Quando consumidos, eles podem prevenir que o indivíduo desenvolva uma infecção respiratória. O iogurte, por exemplo, além de ser rico em cálcio, é um ótimo probiótico.

Canja: esse é o nome popular da sopa de legumes e frango. Quando preparada com todos os nutrientes essenciais para o corpo humano, fazendo o uso de produtos naturais, ela ajuda a manter o sistema imunológico funcionando. As alternativas com pouca quantidade de sódio são indicadas para curar o resfriado e manter a hidratação.

Gengibre: essa raiz é reconhecida por seus benefícios para tosse e garganta inflamada. Alguns estudos sugerem que ela também pode eliminar os sintomas de náusea que acompanham os resfriados. Para saber mais sobre o gengibre, confira: “Gengibre: 7 incríveis benefícios para a saúde”.

Alho: rico no composto alicina, que contém propriedades antimicrobianas. Quando consumido cru ou como chá, para curar o resfriado, ele ajuda a reduzir os sintomas e até mesmo evitar que eles apareçam. 

Chá de alho: para que serve e como fazer
Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais