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Comissão na Europa reafirma promoção de maior segurança e redução da poluição no setor automotivo; evento em Genebra marcou 25 anos do Acordo de 1998 sobre harmonização das regras para veículos híbridos, elétricos e movidos a célula de combustível de hidrogênio

Por ONU News | A Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa, Unece, acolheu o Fórum Mundial para Harmonização das Regulamentações de Veículos. O grupo de trabalho é conhecido pela sigla WP.29. 

O evento durante o mês de junho, em Genebra, abordou o 25º aniversário do Acordo de 1998 sobre Regulamentos Técnicos Globais.

Excelente cooperação multilateral

A comissão regional destaca que embora a atuação nessa área seja pouco perceptível no dia a dia, tem sido “um exemplo excelente de cooperação multilateral”, e devem ser celebrados “a abertura na partilha de conhecimento e interação entre os envolvidos”.

A reunião internacional enfatizou a harmonização de regras sobre veículos híbridos, elétricos e movidos a célula de combustível de hidrogênio listando os esforços em áreas como descarbonização e regras sobre carros autônomos.

Para a Unece, os debates entre Estados-membros da ONU, organizações internacionais e especialistas sublinham como a cooperação por veículos mais seguros e limpos são “uma prova do multilateralismo”.

Foi após a Segunda Guerra Mundial que a Unece se envolveu na colaboração internacional sobre regulamentos de veículos, padrões para a construção e testes motorizados, incluindo peças e sistemas que os compõem. 

Primeiro esforço internacional

A comissão destaca que a ação global em favor de veículos mais seguros e menos poluentes teve um grande avanço desde o primeiro esforço internacional que regulou a poluição causada pelo material dos freios.

Na sessão do 25º aniversário do Acordo de 1998 o destaque foi para a abordagem comum para desenvolver novos regulamentos técnicos ou harmonizar os já existentes em relação ao desempenho ambiental e de segurança dos veículos.

Entre os ganhos estão a harmonização dos regulamentos ambientais e de segurança a serem ser cumpridos, antes que um veículo ou seu componente seja vendido num determinado mercado.

Por haver diferenças entre países, os fabricantes de automóveis precisam satisfazer diversas regras relacionadas com as realidades onde desejem comercializar seus produtos.

Uma das barreiras era o um sistema global caro, demorado e redundante para certificar veículos e componentes. Os efeitos negativos do processo incluem o aumento de custos e a fraca segurança do veículo ou do desempenho ambiental.

Principais mercados automotivos

Em busca de consensos, o Acordo de 1998 teve uma evolução de cinco para 39 Partes, incluindo os Estados Unidos, União Europeia, China, Japão, Índia, e a maioria dos principais mercados automotivos. 

Atualmente, mais de 70 países, além de várias ONGs, participam de seu trabalho. 

Para a Unece, a “consonância ainda mais ampla” nos esforços para tornar os veículos mais seguros, ecológicos e acessíveis “contribuirá para disponibilizar os mais altos padrões de mobilidade aos cidadãos de todo o mundo”.

A Unece diz apostar em seguir reforçando a promoção de regulamentações, normas e diretrizes técnicas seguras, transparentes e baseadas na ciência para o ramo automotivo global, que emprega cerca de 50 milhões de pessoas.


Este texto foi originalmente publicado por ONU News de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original. Este artigo não necessariamente representa a opinião do Portal eCycle.


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