Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Chá oolong é feito a partir das folhas de Camellia sinensis e pode trazer diversos benefícios à saúde

O chá oolong é um chá bastante tradicional na China, feito das folhas da planta Camellia sinensis, a mesma planta utilizada para fazer o chá verde e o chá preto. A diferença entre as bebidas é a maneira como o chá é processado.

Folhas de chá contêm certas enzimas que produzem uma reação química denominada oxidação. A oxidação transforma as folhas de chá verde em uma cor preta profunda. Assim, o chá verde não pode oxidar muito, mas o chá preto sim. Já o chá oolong tem um nível de oxidação parcial que fica entre os outros dois chás.

É essa oxidação que vai gerar a cor e o sabor característicos do chá oolong. Além dessas características, o chá possui substâncias, como antioxidantes, que podem trazer diversos benefícios à saúde.

Como o chá oolong é preparado

Para fazer o chá oolong, geralmente as folhas são colhidas, secas e semi-oxidadas ao sol e, em seguida, à sombra. Elas também passam por um processo de torra e são processadas para obter seu sabor específico. As folhas do chá oolong são mais maduras, colhidas mais tarde na primavera, diferente do chá verde e preto.

O chá oolong é melhor preparado em uma temperatura de água entre 85º C e 96º C, com a infusão de três a cinco minutos. No entanto, essas temperaturas podem variar dependendo do chá e do nível de oxidação. Marcas que o comercializam normalmente indicam a temperatura e o período ideal.

Benefícios do chá oolong

Pode ajudar a prevenir diabetes

O chá oolong possui muitos antioxidantes, que são responsáveis por proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Além disso, os antioxidantes polifenóis do chá ajudam a reduzir o açúcar no sangue e os níveis de insulina. Segundo algumas pesquisas, eles também podem aumentar a sensibilidade à insulina.

Estudos mostraram ligações entre o consumo regular de chá e o melhor controle de açúcar no sangue, bem como menor risco de desenvolver diabetes tipo 2 (confira estudos a respeito: 1, 2, 3, 4). No entanto, mais pesquisas são necessárias.

Pode melhorar a saúde do coração

Um estudo comprovou que o consumo regular de antioxidantes do chá oolong e chá verde pode melhorar a saúde do coração. Várias outras pesquisas também mostraram a redução da pressão arterial, dos níveis de colesterol e do risco de doenças do coração (confira estudos a respeito: 5, 6, 7, 8, 9).

Outro estudo na China relatou um risco 39% menor de derrame em pessoas que bebem cerca de 480 ml de chá oolong ou chá verde por dia. Contudo, vale lembrar que o chá oolong contém cafeína, então, em algumas pessoas, sobretudo as que não consomem a substância regularmente, o chá pode aumentar ligeiramente a pressão arterial.

Pode ajudar a perder peso

Pesquisas apontam que os polifenóis do chá oolong podem aumentar o metabolismo e diminuir a quantidade de gordura absorvida pela dieta (confira estudos a respeito: 10, 11, 12, 13).

Os antioxidantes polifenóis também podem ativar as enzimas que ajudam a usar a gordura armazenada para obter energia. Em um estudo, o consumo de chá oolong puro ou diluído ajudou os participantes a queimar de 2,9% a 3,4% a mais de calorias totais por dia.

Pode melhorar a função cerebral

O chá oolong pode ajudar a manter a função cerebral e prevenir a doença de Alzheimer (confira estudos a respeito: 14, 15, 16). A cafeína pode aumentar a liberação de noradrenalina e dopamina, dois hormônios que beneficiam o humor, a atenção e a função cerebral.

Por sua vez, a teanina, um aminoácido presente no chá oolong, também pode ajudar a aumentar a atenção e a aliviar a ansiedade.

Pode proteger contra certos tipos de câncer

Estudos indicam que os antioxidantes presentes no chá oolong, chá preto e verde podem ajudar a prevenir mutações celulares que podem levar o corpo ao câncer. Além disso, os polifenóis do chá também podem diminuir a taxa de divisão das células cancerosas.

Pode ajudar na força dos ossos e dentes

Os antioxidantes presentes no chá oolong podem ajudar a manter os dentes e os ossos fortes. Um estudo feito com 680 mulheres chinesas na pós-menopausa descobriu que aquelas que bebiam chá oolong regularmente tinham densidade óssea de 4,5% a 4,9% maior do que as que não bebiam chá.

Para mais, o chá oolong também é uma fonte rica em flúor, um mineral importante para fortalecer e contribuir com o esmalte dos dentes.



Veja também: