Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

O que são esses pequenos insetos da família das cigarras

Se preferir, vá direto ao ponto Esconder

O bocydium globulare é uma espécie de inseto da família dos membracídeos, relacionados às cigarras e cigarrinhas. Ele não é nativo de nenhum país específico, embora seja nomeado Brazilian Treehopper em outros lugares. É um inseto que prefere climas tropicais e que pode ser encontrado em lugares da América do Sul, América do Norte, Austrália, África e na Ásia. 

Embora pareçam grandes, os bocydium globulare são do tamanho de ervilhas, tendo por volta de 4.6 e 5.7mm. 

Esses insetos são caracterizados pela presença de dois pares de “bolas” localizados acima de suas cabeças — o pronoto. Tipicamente o pronoto é uma estrutura que cobre o tórax de alguns insetos, mas no caso do bocydium globulare, ele é encontrado na região acima de suas cabeças.

Origem do pronoto

Embora não haja explicação científica para o motivo dessas “bolas”, existem algumas especulações. Uma pesquisa em 2011 tentou provar que esse ornamento seria um par extra de asas no corpo do animal, porém, essa hipótese foi refutada por outros cientistas. Contudo, é possível que sejam resultado de um gene de suas asas. Outra teoria é de que a estrutura é uma forma de tentar imitar o fungo parasita Ophiocordyceps unilateralis, que infecta alguns tipos de formiga. Sendo assim, é plausível que seja uma forma de proteção. 

Alimentação

Esses insetos tem uma vida um pouco limitada. O bocydium globulare se alimenta de seiva, sugando-a pela haste ou folha das plantas. Ele também ajuda a alimentar outros insetos. Esses membracídeos conseguem se alimentar de uma mesma planta muitas vezes por conta de sua saliva, que impede a planta de fechar a puntura que o bocydium globulare faz. Eles podem ficar por semanas sugando a mesma seiva, o que atrai outros insetos e, consequentemente, também os alimenta. É possível que esses insetos, como formigas, ofereçam algum tipo de proteção contra predadores em troca de alimento.