Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira os benefícios do ar livre para a saúde mental e física

O ar livre é definido como um espaço fora de edifícios ou abrigos, geralmente na natureza e longe de espaços urbanos. Especialistas da saúde, seja mental ou física, alegam os benefícios da exposição a esses espaços por muito tempo. 

Diversas evidências científicas foram estabelecidas ao longo do tempo, comprovando os efeitos dessas áreas. Como um estudo de 2019, que comprovou que passar pelo menos 120 minutos por semana na natureza pode promover significativamente a saúde e o bem-estar.

A urbanização foi responsável pelo distanciamento de muitos seres humanos do ar livre e, consequentemente, dos seus benefícios. A vida urbana, principalmente em grandes cidades, pode afetar negativamente o bem-estar — seja pela poluição ou até mesmo pela falta de espaços “verdes”. A criação de parques, por exemplo, veio de uma necessidade desses locais frente às mudanças resultantes da Revolução Industrial. 

Falta de cobertura vegetal nas cidades e ansiedade
Falta de cobertura verde na região metropolitana de São Paulo aumenta casos de ansiedade

Benefícios 

Os benefícios do ar livre variam entre necessidades fisiológicas ou psicológicas, podendo promover ambas. Confira alguns exemplos: 

Melhora a respiração 

O ar de cidades e espaços urbanos possui altos níveis de poluentes que podem desencadear problemas respiratórios nos seres humanos. Casos de asma, alergias e outras condições associadas à respiração são comuns em cidades grandes. Além disso, as concentrações internas de poluentes do ar são muitas vezes duas a cinco vezes maiores do que as concentrações externas. (1)

Um estudo de 2016 comprovou a associação entre espaços verdes e uma respiração melhor. Foi observado que, em comparação com pessoas com menos vegetação em seus bairros, pessoas com acesso a espaços verdes tinham 34% menos probabilidade de morrer de doenças respiratórias.

O oxigênio com menor índice de poluição pode promover as funções pulmonares e permite que ocorram mais trocas gasosas, que faz com que o corpo libere mais toxinas transportadas pelo ar.

Melhora o humor

O ar livre também promove o bom humor. Sendo mais puro, o ar livre aumenta os níveis de oxigênio no sangue e, consequentemente no cérebro, o que facilita a liberação de serotonina — um neurotransmissor que age diretamente no humor, bem-estar e felicidade do ser humano, inibindo sensações como ira, agressividade, mau humor e sono.

Por outro lado, um outro estudo na Universidade Livre de Berlim, alega que o ser humano tende a se sentir mais satisfeito com a vida em dias ensolarados. E, além disso, outras diversas pesquisas relacionam os níveis de serotonina com o índice solar. Um estudo australiano, por exemplo, conseguiu comprovar que as pessoas possuem níveis mais altos de serotonina em dias ensolarados do que em dias nublados. 

O Sol pode mesmo influenciar o humor do ser humano?

A luz solar também pode amenizar sintomas da depressão, como o mau humor e a fadiga.

Fortalecimento do sistema imunológico

A circulação de ar em espaços ao ar livre pode diluir a presença de vírus no ar. Uma pesquisa de 2021, por exemplo, comprovou que as chances de transmissão do vírus responsável pela Covid-19 são 18,7% mais altas em espaços fechados. 

Microorganismos neutros também são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico. O contato com esses organismos criam uma espécie de “treinamento” no corpo humano, preparando-o para infecções mais severas. Lugares estéreis, sem possibilidade de exposição a esses organismos naturais do ar livre podem enfraquecer a imunidade, reduzindo a capacidade do corpo de reconhecer possíveis patógenos. 

Imagem de Josue Michel no Unsplash

Saúde ocular

De acordo com um estudo de 2020, crianças que passam mais tempo ao ar livre são 22% menos propensas a desenvolver miopia em comparação com crianças que ficam mais tempo dentro de casa. Acredita-se que isso pode ocorrer por diversos motivos, incluindo a variedade de ondas de luz e distância entre objetos e a produção de dopamina pela retina, que impede o globo ocular de esticar e deformar a visão.

Melhora o sono

A qualidade do sono também pode ser afetada positivamente pelo ar livre, uma vez que a luz solar afeta o ritmo circadiano mais que a luz elétrica. A exposição solar pode fazer com que os indivíduos:

  • se sintam mais cansados durante a noite; 
  • demorem menos para adormecer;
  • melhorem a qualidade de seus descansos.
Ritmo circadiano: o que é e qual sua importância?

O que fazer ao ar livre? 

Existem diversas atividades que podem ser exercidas ao ar livre, incluindo atividades físicas como corridas, caminhadas e o surfe. Por outro lado, a meditação na natureza, jardinagem e até atividades de lazer, como piqueniques em parques podem oferecer esses benefícios à saúde. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais