Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Apesar de alguns contras, água com gás é boa alternativa aos refrigerantes açucarados e faz bem para a digestão e prisão de ventre

A água com gás artificial é feita a partir da infusão de dióxido de carbono sob pressão na água mineral. Mas ela também pode ser encontrada de forma natural, como as águas Perrier (francesa) e San Pellegrino (italiana). De modo geral, a água com gás é refrescante e uma boa alternativa aos refrigerantes açucarados. Alguns estudos ainda demonstraram que a bebida pode fazer bem para a digestão e aumentar a saciedade após as refeições.

Refrigerante
Bebidas açucaradas, como refrigerantes, estão associadas a 180 mil mortes no mundo, diz estudo

No entanto, a dúvida que resta é: a água com gás faz mal? Para responder a essa pergunta, primeiro é preciso levar em consideração alguns pontos. Entenda:

O dióxido de carbono utilizado para fabricar a água com gás reage quimicamente, produzindo ácido carbônico – um ácido fraco que estimula os mesmos receptores nervosos que a mostarda. Isso desencadeia uma sensação que pode ser prazerosa ou incômoda para algumas pessoas (confira aqui estudos a respeito: 1, 2).

Outra característica da água com gás é seu pH levemente ácido (de 3 a 4), que, diferente do que algumas pessoas acreditam, não torna o corpo ácido. Isso por que os rins e pulmões expelem o excesso de dióxido de carbono, mantendo o pH do sangue levemente alcalino (em torno de 7,35 a 7,45), independente do que a pessoa ingeriu ou bebeu.

Faz mal para os dentes?

Uma das maiores preocupações sobre a água com gás é o seu efeito sobre os dentes, uma vez que o esmalte dentário fica diretamente exposto ao ácido desse tipo de bebida.

Há pouca pesquisa sobre o assunto, mas uma análise descobriu que a água mineral com gás causou maior dano ao esmalte dentário em comparação à água comum.

Em um outro estudo, bebidas gaseificadas mostraram forte potencial para destruir o esmalte dentário – mas apenas quando continham açúcar. O Gatorade, uma bebida doce não gaseificada, demonstrou ser mais prejudicial para o esmalte dentário do que uma bebida sem açúcar gaseificada (Diet Coke).

Uma revisão de vários estudos descobriu que a combinação de açúcar e carbonatação pode levar à cárie dentária severa. No entanto, a simples água com gás parece representar pouco risco para a saúde bucal. Apenas os tipos açucarados são prejudiciais (confira aqui estudo a respeito: 3).

Se você se preocupa com a sua saúde bucal e não quer abrir mão da água com gás, procure bebê-la com uma refeição ou enxaguar a boca com água pura depois de consumi-la.

Pode melhorar a capacidade digestiva

Estudos sugerem que a água com gás pode melhorar a capacidade de deglutição em adultos jovens e idosos (confira aqui os estudos: 4, 5, 6).

Em um estudo realizado com 16 pessoas saudáveis que ingeriram diferentes líquidos, a água com gás carbonatada demonstrou ser capaz de estimular com mais intensidade os nervos responsáveis ​​pela deglutição. Outro estudo mostrou que a combinação de temperatura fria e carbonatação aumentou esses efeitos benéficos.

Pode aumentar a saciedade

A água com gás carbonatada também pode prolongar a saciedade após as refeições, mais do que a água pura, pois ela faz com que a comida permaneça mais tempo no estômago, o que pode prolongar a saciedade (confira aqui estudo a respeito: 7).

Uma análise com 19 mulheres jovens e saudáveis demonstrou que a saciedade foi maior depois que as participantes tomaram 250 ml de água com gás, em comparação com a água comum.

Pode diminuir a constipação

Em um estudo de duas semanas realizado com 40 idosos que sofreram derrames, a frequência média de movimento intestinal quase dobrou no grupo que bebeu água gaseificada em comparação com o grupo que bebeu água da torneira. Além disso, os participantes relataram uma diminuição de 58% nos sintomas de constipação.

Há também evidências de que a água com gás pode melhorar outros sintomas de indigestão, incluindo dor de estômago.

Um estudo que examinou 21 pessoas com problemas digestivos crônicos demonstrou que, após 15 dias, aqueles que beberam água gaseificada tiveram melhorias significativas nos sintomas digestivos, constipação e esvaziamento da vesícula biliar.

Ela afeta a saúde óssea?

Muitas pessoas acreditam que bebidas carbonatadas como a água com gás são ruins para os ossos devido ao alto teor de ácido. No entanto, alguns estudos sugerem que a carbonatação em si não é a culpada.

Um grande estudo observacional realizado em mais de 2.500 pessoas descobriu que as bebidas à base de cola eram as únicas associadas à menor densidade mineral óssea significativa. A água carbonatada parece não ter efeito sobre a saúde óssea.

Ao contrário da água com gás e de outras bebidas gaseificadas, as bebidas à base de cola contêm muito fósforo. Os pesquisadores acreditam que as pessoas que consomem esse tipo de bebida acabam adquirindo uma diminuição nos níveis de cálcio pela influência do fósforo e pela baixa ingestão de cálcio.

Em outro estudo, meninas adolescentes que consumiram bebidas carbonatadas apresentaram menor densidade mineral óssea. Mas isso foi atribuído às bebidas que substituíram o leite em sua dieta, resultando em ingestão inadequada de cálcio.

Em um estudo controlado realizado com 18 mulheres na pós-menopausa, foi demonstrado que consumir um litro de água gaseificada rica em sódio diariamente por oito semanas levou a uma melhor retenção de cálcio do que beber água mineral comum. Além disso, nenhum efeito negativo na saúde óssea foi observado no grupo das águas com gás.

Pesquisas com animais sugerem que a água gaseificada pode até melhorar a saúde dos ossos. De acordo com uma pesquisa, a suplementação de dietas de poedeiras com água gaseificada durante seis semanas levou a um aumento da resistência óssea da perna em comparação com a água da torneira.

Afeta a saúde do coração?

Um estudo realizado com 18 mulheres na pós-menopausa mostrou que beber água gaseificada rica em sódio diminuiu os níveis de colesterol LDL (conhecido como colesterol “ruim”), de marcadores inflamatórios e de açúcar no sangue; e ainda aumentou o colesterol HDL, considerado “bom”.

Colesterol alterado
Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir

A mesma pesquisa ainda concluiu que o risco estimado de desenvolver doenças cardíacas dentro de dez anos foi 35% menor para aquelas que beberam água gaseificada em comparação com as que ingeriram água sem gás.

Mas como esse estudo foi pequeno, são necessárias mais análises para concluir se, de fato, a água com gás faz bem para a saúde do coração.

Fonte e adaptação de WikipediaHealthline e PubMed


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais