Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Mais de 100 pessoas relataram sintomas em resposta à possível contaminação do alimento

Na última sexta-feira (16), a empresa australiana Riviera Farms fez o recall de um lote de espinafre contaminado. De acordo com registros do departamento de saúde de Nova Gales do Sul, 164 pessoas relataram sintomas após comer o alimento e 42 buscaram atendimento médico. 

Além dos dados de Nova Gales do Sul, nove pessoas em Sydney e 20 pessoas em Vitória, também na Austrália, relataram sintomas parecidos após o consumo do espinafre contaminado. 

Os sintomas variaram entre febre, confusão mental, batimento cardíaco elevado, visão embaçada, boca seca, delírio e alucinações e, de acordo com representantes da Riviera Farms, foram resultantes da presença de uma erva daninha que contaminou o produto. 

Avatares digitais permitem que pacientes com psicose “façam as pazes” com as vozes em suas mentes

Uma terapia que usa avatares digitais para representar as vozes ouvidas por pessoas com psicose pode ser uma &…

“Parece que esses produtos, que foram cultivados em uma fazenda em Vitória e enviados para lojas em Nova Gales do Sul, foram contaminados com uma erva daninha que pode ter consequências para a saúde se consumida”, disse a Riviera Farms em comunicado.

O departamento de saúde de Vitória revelou em uma declaração oficial que os sintomas apresentados pelos pacientes sugerem “síndrome anticolinérgica” — um tipo de envenenamento derivado majoritariamente de plantas da família Solanaceae. Entre as possíveis causas da intoxicação estão plantas como estramônio e raiz de mandrágora. 

As plantas anticolinérgicas causam alucinações a partir da supressão da produção de acetilcolina, uma substância presente no cérebro que está associada à visão e à memória. E, embora seja rara, a exposição por anticolinérgicos pode causar efeitos severos, mas raramente fatais.

Inflamação sistêmica pode influenciar efeito da maconha e risco de desenvolver psicose

Pesquisa da USP de Ribeirão Preto aponta que a combinação entre dois fatores – presença de citocinas inflamatórias no sa…

Até então, nenhuma casualidade frente ao consumo do espinafre contaminado foi relatada e os indivíduos que apresentaram os sintomas já receberam auxílio médico. 

Desde então, avisos de recall do produto circularam na internet e estão em exposição no site oficial do governo da Austrália. As instruções do recall alertam para a devolução do espinafre em lojas distribuidoras ou o seu descarte para evitar contaminações. 


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais