Levedo de cerveja: o que é, para que serve e benefícios

eCycle

Conheça os benefícios para a saúde e os efeitos colaterais que o levedo de cerveja pode causar

O levedo de cerveja é um ingrediente obtido no processo de fermentação do açúcar a partir da levedura Saccharomyces cerevisiae. Esse fungo unicelular é o responsável por fermentar o açúcar de cereais, como o trigo, o arroz, a cevada, o malte e o lúpulo. Como suplemento alimentar, o levedo de cerveja tem grande quantidade de fibras e é rico em vitaminas do complexo B, promovendo diversos benefícios à saúde.

Além de fortalecer o sistema imunológico, é uma boa opção para quem quer facilitar o ganho de massa praticando atividades físicas. Ele também é benéfico para a pele e ajuda a diminuir a queda de cabelo. Com tantas vantagens, será possível que o levedo de cerveja cause algum problema?

A resposta é sim. O levedo de cerveja é indicado para a maioria das pessoas, mas pode interferir na saúde da flora intestinal se consumido em excesso. As leveduras presentes no fungo competem com as bactérias probióticas do intestino, que fazem bem para a saúde do corpo. Assim, recomenda-se cautela na sua ingestão como suplemento alimentar.

Pessoas que convivem com a doença celíaca, no entanto, não devem consumi-lo cerveja sob nenhuma hipótese. O ingrediente também não é indicado para aqueles que costumam desenvolver fungos, como micose e candidíase de repetição, bem para aqueles que sofrem com doenças graves do intestino.

Benefícios

O levedo de cerveja é usado como suplemento nutricional. É uma fonte rica em cromo, que pode ajudar seu corpo a manter os níveis normais de açúcar no sangue. Também é uma fonte de vitaminas B. Quando consumido moderadamente, é considerado um probiótico e ajuda no processo de digestão.

As características probióticas do suplemento podem torná-lo uma eficaz na prevenção da diarreia. Tem sido usado para tratar outros distúrbios do trato digestivo, incluindo:

  • Diarreia causada por antibióticos
  • Diarreia do viajante
  • Síndrome do intestino irritável
  • Colite por clostridium difficile
  • Intolerância à lactose

O levedo de cerveja pode fornecer energia e ajudar a manter a pele, cabelo, olhos e boca saudáveis. É eficaz também no suporte do sistema nervoso e no fortalecimento do sistema imunológico. O cromo no levedo de cerveja pode ajudar a controlar os níveis de açúcar em pacientes com diabetes tipo 2, melhorando a tolerância à glicose.

Além disso, ele contém pequenos microrganismos que compõem a microbiota intestinal e ajudam a manter o funcionamento adequado do trato digestivo. É rico em:

Também é uma ótima fonte de vitaminas B, que fornecem:

  • Tiamina (B-1)
  • Riboflavina (B-2)
  • Niacina (B-3)
  • Ácido pantotênico (B-5)
  • Piridoxina (B-6)
  • Ácido fólico (B-9)
  • Biotina (B-7)

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais do levedo de cerveja são geralmente leves. Os mais comuns incluem gases em excesso, inchaço e dores de cabeça semelhantes às da enxaqueca. A levedura de cerveja é uma fonte de vitaminas B, mas não contém B-12. Quantidades inadequadas de B-12 podem causar anemia, por isso é importante garantir fontes de dessa vitamina em sua dieta.

Como consumir?

O levedo de cerveja está disponível em pó, flocos, líquido ou comprimidos. É também um ingrediente da cerveja e de alguns tipos de pão. O consumo médio para adultos é de uma a duas vezes ao dia. Pode ser adicionado à comida ou misturado com água, suco ou batidos.



Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×