Chá de alho: como fazer e benefícios

eCycle

Chá de alho apresenta diversos benefícios para a saúde. Confira!

Em geral, os chás são conhecidos por suas diversas propriedades medicinais. Seja para ajudar na imunidade ou para diminuir dores, sempre existe um chá para tratar os sintomas. Entre eles, o chá de alho que, apesar de não ser o preferido de grande parte das pessoas, pode proporcionar vários benefícios para a saúde.

O que é chá de alho?

O chá de alho é uma bebida preparada através da infusão de uma planta conhecida como alho. Chamada cientificamente de Allium sativum, essa planta pode ser usada tanto como tempero quanto para fins medicinais.

No Brasil, o alho é uma das plantas indicadas para tratamentos no Serviço Nacional de Saúde Pública, em diversas formas de uso e para várias doenças.

Quando ingerido puro, o sabor do alho é forte e até mesmo desagradável para algumas pessoas. Por isso, sua versão em chá é uma boa opção para quem quer obter os benefícios do alimento.

Para que serve o chá de alho

O chá de alho auxilia no bom funcionamento de diversas áreas do corpo e no equilíbrio do organismo. Saiba para que serve o chá de alho e quais são seus principais benefícios:

Para o coração

O alho possui um composto chamado alicina, principal responsável por seus fins medicinais. Por funcionar como um vasodilatador, a substância participa da redução da pressão arterial em casos de pressão alta. Dessa forma, o chá de alho facilita o fluxo sanguíneo, prevenindo doenças cardiovasculares como o ataque cardíaco.

Para o sistema imunológico

Além da alicina, o chá de alho é rico em vitamina C, substância que auxilia na produção de glóbulos brancos. Por isso, ele pode auxiliar fortemente no sistema imunológico, combatendo sintomas de gripe e resfriados. O chá de alho também possui propriedades expectorantes, que podem auxiliar no tratamento de casos como o acúmulo de muco.

Além disso, o chá ajuda a tratar outras infecções, já que possui efeito antifúngico e antibacteriano.

Para o colesterol

A substância alicina presente no alho também reduz os níveis de colesterol. Assim, o chá de alho ajuda a prevenir problemas como aterosclerose — endurecimento das artérias por conta de acúmulo de gordura —, por exemplo.

Para a pele

O alho possui elementos antioxidantes em sua composição, como o selênio, que atuam combatendo os radicais livres — moléculas capazes de provocar o envelhecimento das células. Dessa forma, o consumo de chá de alho previne o envelhecimento precoce das células e tecidos.

Para a tosse

O chá de alho é um bom aliado para quem quer acabar com a tosse. Por ter propriedades expectorantes, a bebida ajuda a eliminar o muco em excesso. Além disso, as propriedades anti-inflamatórias presentes no chá de alho ajudam a reduzir a inflamação nos pulmões, uma das possíveis causas desse sintoma.

Para emagrecer

Ainda não existem comprovações científicas de que o chá de alho auxilie na perda de peso. No entanto, o alho possui propriedades termogênicas, ou seja, promove o aumento da temperatura corporal, o que pode levar à queima de gordura mais acelerada.

Além disso, a bebida pode ajudar a promover a saciedade, o que diminui a fome e, consequentemente, faz com que menos calorias sejam ingeridas. Porém, vale lembrar que apenas o chá de alho não trará resultados na balança. Para uma significativa perda de peso, é necessário, junto ao consumo, a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Benefícios do chá de alho

Os principais benefícios proporcionados pelo consumo do chá de alho são:

  • Ajuda no controle da pressão arterial;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Auxilia no controle do colesterol;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Auxilia no combate a infecções;
  • Ajuda a emagrecer.

Vale ressaltar que, se tomado em grandes quantidades, o chá de alho provoca hálito forte e pode provocar reações gástricas. Por isso, fique atento às quantidades ingeridas. Em caso de hálito forte, mastigue três folhas de hortelã após ingerir a bebida. A hortelã age como um elemento desodorizante, diminuindo o odor deixado na boca pelo chá.

Contraindicações do chá de alho

Assim como outros chás, o chá de alho possui algumas contraindicações. Em geral, a ingestão da bebida não é indicada para pessoas com problemas relacionados à pressão baixa, uma vez que ele atua na redução da pressão arterial.

Além disso, pessoas com distúrbios hemorrágicos ou que tenham passado por alguma cirurgia recente também devem evitar o chá, já que a bebida pode aumentar os riscos de sangramento. Consulte a sua médica para saber se você pode ingerir chá de alho.

Como fazer o chá de alho?

O chá de alho pode ser feito puro ou com ingredientes como mel, limão e gengibre para ajudar a reduzir o sabor forte da bebida e potencializar seus efeitos terapêuticos.

Chá de alho puro

Siga o passo a passo abaixo para preparar o chá de alho puro:

  1. Ferva cerca de 250 mL de água;
  2. Descasque 2 ou 3 dentes de alho;
  3. Amasse o alho e o coloque em uma xícara;
  4. Adicione água fervente e abafe com um pano;
  5. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e beba morno, sem adoçar.

Chá de alho com mel

O mel pode ser utilizado para adoçar o chá de alho. Para isso, basta adicionar entre 1 e 2 colheres de mel ao chá já pronto.

Chá de alho com limão

Adicionar limão ao chá de alho pode ajudar a intensificar ainda mais os benefícios da bebida. Isso ocorre porque o limão é rico em substâncias antioxidantes que auxiliam a prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, ele possui propriedades que ajudam a eliminar toxinas do organismo. Para preparar a bebida, siga os passos:

  1. Em um recipiente, adicione 250 mL de água;
  2. Corte 1 limão inteiro em 4 partes e descasque 2 dentes de alho;
  3. Adicione os pedaços de limão e o alho à água e ferva;
  4. Após ferver, abafe a bebida com um pano e deixe descansar entre 5 e 10 minutos;
  5. Coe e beba morno.

Chá de alho com gengibre

Assim como o chá de alho com limão, a combinação do alho e gengibre também é uma boa opção na hora de preparar um chá. As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas do gengibre ajudam a intensificar os benefícios proporcionados pelo alho, além de promover um sabor diferenciado à bebida. Para preparar a bebida, basta seguir o passo a passo:

  1. Amasse 3 dentes de alho;
  2. Adicione o alho amassado a 500 mL de água e leve ao fogo para ferver;
  3. Corte ou rale 1 pedaço de gengibre;
  4. Adicione o gengibre cortado à água com alho fervida;
  5. Diminua o fogo e tampe a panela, deixando abafar por cerca de 5 minutos;
  6. Após esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar. Beba morno.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×