Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Arroz e feijão formam uma mistura capaz de fornecer todos os aminoácidos essenciais de que o nosso corpo precisa

Arroz e feijão são mais do que uma mistura de dois alimentos. No Brasil, trata-se quase de um prato típico por si só. Além de fazerem parte da cultura brasileira, esses ingredientes formam uma importante combinação capaz de fornecer todos os aminoácidos essenciais para o corpo humano. Saiba mais sobre os benefícios de incluir arroz e feijão na sua dieta.

Por que arroz e feijão é uma combinação importante?

O arroz e o feijão fornecem aminoácidos essenciais necessários à nossa saúde. Os aminoácidos essenciais são aqueles que precisam ser obtidos por meio da alimentação, já que o nosso organismo não é capaz de sintetizá-los. Os principais aminoácidos essenciais são isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

O arroz é um alimento rico nos aminoácidos metionina e cisteína, mas, assim como os outros cereais, é pobre em lisina. O feijão, por sua vez, apresenta todos os aminoácidos essenciais, sendo inclusive rico em lisina. No entanto, ele possui menos concentração de metionina e cisteína. Percebe-se que, juntos, arroz e feijão garantem todos os aminoácidos essenciais dos quais nosso corpo precisa.

Outros benefícios do arroz e feijão

Além de fornecerem aminoácidos importantes para a síntese de proteínas, a combinação de arroz e feijão apresenta nutrientes que também são fundamentais à saúde. O arroz, por exemplo, constitui uma relevante fonte de carboidrato e ainda possui fosfato, ferro, cálcio e vitaminas B1 e B2.

Caso seja feito o consumo do arroz integral, são fornecidas também as fibras, essenciais para o funcionamento adequado do intestino e a prevenção de algumas doenças, como câncer colorretal, obesidade e diabetes. Além disso, o arroz apresenta quantidade baixa de sódio e taxas pequenas de gordura.

O feijão também fornece importantes nutrientes, tais como ferro, fósforo, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B. Ele ainda é rico em fibras e tem função antioxidante. Vale destacar que o feijão apresenta pouco teor de sódio e gordura.

Portanto, arroz e feijão não é apenas uma combinação tradicional de nossa culinária. Esse prato simples e saboroso proporciona uma série de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo. Lembre-se que trocar um prato de arroz e feijãopor fast food pode trazer prejuízos à sua saúde, já que essa refeição não fornecerá os aminoácidos essenciais para o seu corpo.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais