Leite de coco: usos e benefícios

eCycle

As gorduras presentes no leite de coco podem ser muito benéficas para a saúde. Entenda:

leite de coco
Imagem editada e redimensionada de Alberto Bogo, está disponível no Unsplash

O leite de coco é uma alternativa vegana e saborosa ao leite de vaca que oferece vários benefícios para a saúde. Ele é feito a partir da polpa do coco maduro, e apresenta uma consistência espessa e uma textura cremosa.

A polpa de coco é sólida, para ser se tornar líquida ela é misturada com água na proporção de 50%. Ele é classificado como grosso ou fino com base na sua consistência. O leite de coco grosso costuma ser utilizado em sobremesas e molhos espessos. Já o leite de coco fino é usado em sopas e molhos finos. E ele também pode ser feito em casa.

Conteúdo nutricional

Cerca de 93% das calorias do leite de coco vem da gordura, como os triglicerídeos de cadeia média (TCMs), que são gorduras saturadas. Ele também é uma boa fonte vitaminas e minerais. Uma xícara (240 gramas) contém:

  • Calorias: 552
  • Gordura: 57 gramas
  • Proteína: 5 gramas
  • Carboidratos: 13 gramas
  • Fibra: 5 gramas
  • Vitamina C: 11% da IDR (Ingestão Diária Recomendada)
  • Folato: 10% da IDR
  • Ferro: 22% da IDR
  • Magnésio: 22% da IDR
  • Potássio: 18% da IDR
  • Cobre: 32% da IDR
  • Manganês: 110% da IDR
  • Selênio: 21% da IDR

Possíveis benefícios do leite de coco

Há evidências de que as gorduras presentes no leite de coco podem ajudar a perder peso e melhorar o metabolismo. Isso porque a parte gordurosa do leite de coco vai do trato digestivo diretamente para o fígado, onde é utilizada ​​para a produzir energia ou cetona, sendo menos propensa a ser armazenada como gordura (confira aqui estudo a respeito: 1).

Alguns estudos que analisaram as gorduras do coco, mais especificamente, do óleo de coco, sugerem que elas têm a propriedade de reduzir o apetite e diminuir a ingestão de calorias em comparação com outras gorduras (confira aqui os estudos a respeito: 2, 3, 4, 5).

Em um estudo, homens com excesso de peso que consumiram 20 gramas de óleo de coco no café da manhã comeram 272 menos calorias no almoço do que aqueles que consumiram óleo de milho (confira aqui erstudo a respeito: 6).

Além disso, as gorduras do óleo de coco podem aumentar o gasto calórico e a queima de gordura - pelo menos temporariamente (confira aqui estudo a respeito: 7, 8, 9).

No entanto, é improvável que as quantidades dessas gorduras presentes no leite de coco tenham os mesmo efeitos que elas têm estando presentes no óleo de coco.

Alguns estudos controlados em indivíduos obesos e em pessoas com doença cardíaca sugerem que a ingestão de óleo de coco reduziu a circunferência da cintura. Mas a gordura de coco não teve efeitos no peso corporal (confira aqui estudos a respeito: 7, 8, 9).

Nenhum estudo examinou especificamente os efeitos do leite de coco no peso e no metabolismo.

Efeitos no colesterol e na saúde do coração

Por ser tão rico em gordura saturada algumas pessoas questionam se o leite de coco faz bem para o coração.

Um estudo sugere que ele pode beneficiar pessoas com níveis normais ou altos de colesterol. O estudo que examinou os efeitos do leite de coco em 60 homens descobriu que o mingau de leite de coco reduz o colesterol LDL "ruim" mais do que o mingau de leite de soja. O mingau de leite de coco também aumentou o colesterol HDL “bom” em 18%, comparado a apenas 3% para a soja.

O leite de coco também pode:

  • Diminuir o tamanho da úlcera de estômago: Em um estudo, o leite de coco reduziu o tamanho da úlcera estomacal em ratos em 54% - um resultado comparável ao efeito de uma droga anti-úlcera;
  • Protege contra vírus e bactérias: Estudos realizados em tubo de ensaio sugerem que o ácido láurico (também presente no leite de coco) pode reduzir os níveis de vírus e bactérias que causam infecções. Isso inclui aqueles que residem na boca (confira aqui estudos a respeito: 10, 11, 12).

Possíveis efeitos colaterais

A menos que você apresente alergia ao coco, é improvável que o leite de coco tenha efeitos adversos. Em comparação com as alergias a nozes e amendoim, as alergias ao coco são relativamente raras (confria aqui estudo a respeito: 13).

Usos para o leite de coco

Antes de usar o leite de coco é preciso escolher a melhor opção. Fazer em casa o seu próprio leite de coco a partir de um fruto orgânico seria o ideal. Mas, caso você precise comprar seu leite de coco, dê preferência àqueles vêm em embalagens de vidro em vez daqueles que vêm enlatados ou em embalagens de plástico. Dessa forma, além de evitar o uso de plástico, que é um material bastante nocivo para o ambiente, você aumenta as chances de evitar o contato com uma substância cancerígena e disruptora endócrina chamada bisfenol que está presente nos plásticos e nos revestimentos de enlatados. Entenda melhor esses temas nas matérias:

Alguns usos do leite de coco incluem:

  • Adicione duas colheres de sopa (30 a 60 ml) no seu café;
  • Adicione meia xícara (120 ml) a um smoothie ou shake de proteína;
  • Coloque na salada de frutas;
  • Utilize na moqueca de caju, cogumelo ou palmito;
  • Utilize no bolo de tapioca;
  • Adicione algumas colheres (30 a 60 ml) na aveia.

Fontes: Healthline

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail