Como fazer limpeza de sofá com vinagre

eCycle

O vinagre neutraliza os odores e desinfeta as superfícies. Confira um passo a passo de como fazer limpeza de sofá com vinagre

limpeza de sofa com vinagre
Imagem editada e redimensionada de Stephanie Harvey, está disponível no Unsplash

Por mais que sejamos cuidadosos com o nosso sofá, mais cedo ou mais tarde, ele fica sujo; e, às vezes, até com mau cheiro. A limpeza de sofá com vinagre é uma alternativa natural e acessível e mais eficaz do que sprays que apenas mascaram o mau odor da sujeira.

O vinagre neutraliza os odores e desinfeta as superfícies (saiba mais sobre ele na matéria: "Vinagre: um aliado inusitado para limpeza da casa"). Confira como fazer limpeza de sofá com vinagre:

Passo 1

Antes de fazer a limpeza de sofá com vinagre aspire todo o móvel para remover detritos e outros resíduos maiores. Limpe todas as fendas e buracos de modo que não fique nenhum pedaço de comida ou sujeira nas áreas mais profundas.

Limpeza de sofá com vinagre
Imagem editada e redimensionada de Daiga Ellaby, está disponível no Unsplash

Passo 2

Se o sofá estiver sujo com materiais líquidos, use toalhas de papel para absorver o conteúdo antes de aplicar o vinagre. Evite esfregar as manchas úmidas para não espalhar ainda mais a sujeira pelo estofado, apenas retire com papel.

Passo 3

Encha um borrifador com um pouco de vinagre branco e preencha o restante do frasco com água fria.

Passo 4

Pulverize o sofá inteiro com o vinagre e deixe até secar. Repita o processo algumas vezes até pelo menos não haver mais mau cheiro.

Passo 5

Umedeça um pano com o vinagre branco e passe sobre as manchas do sofá. Deixe a área secar e repita até remover o odor.

Se o cheiro do vinagre é desagradável para você, não se preocupe, ele evapora rápido. Mas, em todo caso, você pode aplicar algumas gotas de óleos essenciais de sua preferência para perfumar.

Quando não tem mais jeito

O sofá, por seu tamanho e características, é sempre um problema quando tentamos reorganizar espaços. Não se pode simplesmente colocá-lo no canto ou escondê-lo em qualquer lugar. A verdade é que, quando os tecidos se desgastam, rasgam ou desbotam, eles se transformam em trambolhos em nossas casas e apartamentos. Existem opções para o descarte de sofá a reforma e a reciclagem. Mas tudo depende do estado do objeto. Se ele estiver em boas condições é possível doá-lo para instituições de caridade em vez de simplesmente descartar. 

Se o seu sofá chegou em um estado em que o vinagre não é o suficiente para recuperá-lo, nem é possível doá-lo ou reformá-lo, tome uma atitude consciente: encontre postos de coleta e/ou reciclagem no mecanismo de busca do Portal eCycle e faça o descarte correto.  

Para saber quais componentes do seu sofá são recicláveis, dê uma olhada na matéria: "Do que é feito um sofá? Ele pode ser reciclado?". Conheça também uma alternativa sustentável na matéria: "Blow Sofa: o sofá sustentável feito com papel reciclável".


Adaptado de Hunker

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail