Óleo essencial de hortelã-pimenta: 25 benefícios

eCycle

O óleo essencial de hortelã-pimenta desobstrui as vias nasais, energiza, faz bem para o cabelo, entre outros benefícios

óleo essencial de hortelã
Imagem: Óleo essencial, por Kelly Sikkema disponível no Unsplash

O óleo essencial de hortelã-pimenta possui diversos usos, podendo ser ingerido e usado na pele para acalmar, aliviar dor muscular, combater infecções bacterianas, entre outros benefícios.

Benefícios do óleo essencial de hortelã-pimenta

1. Alivia a dor muscular

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um analgésico natural muito eficaz para o relaxamento muscular. Ele pode ser utilizado para acalmar dores nas costas, nos músculos e na cabeça.

Um estudo concluiu que o óleo essencial de hortelã-pimenta aplicado topicamente ajuda a aliviar dores associadas à fibromialgia e à síndrome da dor miofascial.

2. Desobstrui as vias nasais

Inalar o óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a desobstruir as vias nasais e aliviar a inflamação na garganta. A hortelã-pimenta atua como expectorante e pode proporcionar alívio para resfriados, tosse, sinusite, asma e bronquite.

3. Alivia a dor nas articulações

Aplicar um pouco de óleo essencial de hortelã-pimenta misturado com óleo essencial de lavanda ajuda a aliviar a dor nas articulações.

4. Reduz a compulsão alimentar

A inalação de óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a afastar a fome, provendo a sensação de saciedade. Você pode aplicar algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em um difusor na hora do jantar, ou aplicar algumas gotas nas têmporas ou no peito.

5. Energizante natural

Para uma alternativa não tóxica a bebidas energéticas perigosas, acrescente uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta em um litro de suco ou chá. Ele traz ânimo e pode ajudar quem possui a síndrome da fadiga crônica, melhorando o foco e a concentração.

6. Melhora o aspecto do cabelo

Adicione de duas a três gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ao seu xampu e condicionador para estimular o couro cabeludo, energizar a mente e acordar. Por ser um poderoso antisséptico, a hortelã-pimenta também pode ajudar a remover a caspa e os piolhos.

7. Alivia a alergia

O óleo essencial de hortelã-pimenta é eficaz na redução dos sintomas de alergia provocada pela inalação de pólen. Isso porque ele ajuda a limpar as vias nasais.

8. Ajuda a concentrar

Borrife um pouco de óleo essencial de hortelã-pimenta na camisa do seu filho antes da hora de estudar ou coloque uma gota em sua língua ou sob o nariz para melhorar a concentração e o estado de alerta.

9. Alivia a coceira

Se você está lutando contra a coceira causada pela dermatite de contato, aplique um pouco de óleo essencial de hortelã-pimenta misturado com óleo essencial de lavanda para aliviar a coceira.

10. Reduz a febre

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um excelente tratamento natural para reduzir a febre, especialmente em crianças. Para isso, misture três gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta em uma colher de sopa de óleo de coco e aplique no pescoço e na sola dos pés.

11. Repelente natural

Os carrapatos não são os únicos insetos que odeiam o óleo essencial de hortelã-pimenta. Na verdade, formigas, aranhas, baratas, mosquitos e até mesmo piolhos são repelidos.

Um estudo publicado em Israel mostrou que o repelente de mosquitos all-natural essential oil - que é uma mistura de óleos essenciais de canela, eugenol, gerânio, hortelã-pimenta e erva-cidreira - é um excelente repelente natural.

Um outro estudo mostrou que o óleo essencial de hortelã-pimenta apresenta proteção contra mosquitos durante 150 minutos com apenas 0,1 mL de óleo essencial aplicado nos braços. Os pesquisadores observaram que, após 150 minutos, a eficácia do óleo essencial de hortelã-pimenta diminuiu e precisou ser reaplicada.

12. Melhora a inflamação na pele

O óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a aliviar a inflamação da pele. A mistura de óleos essenciais de hortelã e lavanda também pode melhorar o eczema e a psoríase quando aplicado topicamente.

13. Ajuda a tratar a acne

Um dos melhores usos do óleo essencial de hortelã-pimenta é a aplicação na pele para tratar espinhas. Isso porque o óleo essencial de hortelã-pimenta possui propriedades antimicrobianas, sendo um excelente remédio caseiro.

14. Alivia a dor de cabeça

O óleo essencial de hortelã-pimenta tem a capacidade de melhorar a circulação, acalmar o intestino e relaxar os músculos. Todas essas propriedades ajudam reduzir as dores de cabeça.

Um estudo de pesquisadores da Clínica Neurológica da Universidade de Kiel, na Alemanha, descobriu que uma combinação de óleos, incluindo o óleo essencial de hortelã-pimenta, teve “efeito analgésico significativo com uma redução na sensibilidade às dores de cabeça”. Os óleos foram aplicados na testa.

15. Ajuda o cabelo a crescer

O óleo essencial de hortelã-pimenta é usado em muitos produtos de cuidados com o cabelo de alta qualidade porque ajuda a nutrir naturalmente os cabelos danificados. Para isso, basta adicionar um pouco de óleo essencial de hortelã-pimenta ao seu xampu para ajudar a reduzir a queda capilar.

16. Alivia queimadura de sol

O óleo essencial de hortelã-pimenta pode hidratar a pele queimada e aliviar a dor das queimaduras solares. Você pode misturar o óleo de hortelã-pimenta com um pouco de óleo de coco e aplicá-lo diretamente na área afetada, ou fazer o meu spray de bronzeamento caseiro natural para aliviar a dor e apoiar a renovação da pele saudável.

17. Melhora a síndrome do intestino irritável

O óleo essencial de hortelã-pimenta ingerido na forma de cápsula mostrou ser eficaz no tratamento natural da SII (síndrome do intestino irritável). Um estudo descobriu uma redução de 50% nos sintomas da SII, com 75% dos pacientes que a utilizaram.

18. Melhora o inchaço e a indigestão

O óleo essencial de hortelã-pimenta é uma alternativa natural que pode substituir drogas como o Buscopan para relaxar os músculos do intestino, o que também pode reduzir o inchaço e gases. Experimente tomar chá de hortelã ou adicionar uma gota de óleo essencial de hortelã à sua água antes das refeições.

19. Melhora o hálito e reduz as cáries

A hortelã-pimenta tem sido usada há mais de mil anos para refrescar a respiração naturalmente. De acordo com estudos, o óleo essencial de hortelã-pimenta apresentou um desempenho melhor do que o dos produtos químicos para bochechos com clorexidina na redução das cáries.

Você pode fazer pasta de dente caseira, enxaguante bucal ou adicionar uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta sob a língua, seguida de um copo de água, pois isso também refresca o mau hálito.

20. Reduz o enjoo

Um estudo mostrou que o óleo essencial de hortelã-pimenta ajuda a reduzir o enjoo induzido pela quimioterapia e apresenta efeitos melhores do que os apresentados no tratamento médico padrão. Para isso, adicione uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta à água ou esfregue de uma a duas gotas atrás das orelhas.

21. Benefícios respiratórios

O óleo essencial de hortelã-pimenta tem a capacidade de abrir as vias aéreas e age como um descongestionante natural. Para isso, misture o óleo essencial de hortelã-pimenta com óleo de coco e óleo essencial de eucalipto e faça vaporização caseira (acrescente cinco gotas do óleo essencial numa bacia com água quente e inale o vapor) para reduzir os sintomas da asma e da bronquite.

22. Melhora a cólica

Uma pesquisa médica mostrou que o uso de óleo essencial de hortelã-pimenta é eficaz para o tratamento de cólica infantil, sem os efeitos colaterais associados aos medicamentos prescritos.

23. Alivia a dor nos dentes de bebês

O óleo essencial de hortelã-pimenta é um ótimo remédio natural para aliviar a dor associada à dentição em bebês. Para isso, misture óleo essencial de hortelã com óleo de coco na proporção de uma para um e esfregue na área da gengiva.

24. Equilibra os hormônios e alivia os sintomas da Síndrome dos Ovários Policísticos

O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ter efeitos de equilíbrio hormonal e ser terapêutico para a síndrome do ovário policístico.

25. Auxilia o tratamento do câncer

Pesquisas clínicas indicam que a hortelã-pimenta contém o composto mentol, que inibe o crescimento do câncer de próstata. Além disso, estudos descobriram que a hortelã-pimenta apresenta efeitos protetores contra os danos no DNA induzidos por radiação e morte celular.

Efeitos colaterais

O óleo essencial de hortelã-pimenta é seguro quando tomado por via oral em quantidades comumente encontradas em alimentos e quando usado topicamente. Entretanto, a ingestão de óleo essencial de hortelã-pimenta pode causar efeitos colaterais para algumas pessoas, incluindo azia, vermelhidão, feridas na boca e dor de cabeça.

Alguns medicamentos prescritos e medicamentos de venda livre podem interagir negativamente com o óleo essencial de hortelã-pimenta. Os suplementos de óleo essencial de hortelã-pimenta com revestimento entérico podem causar rápida dissolução, levando a azia, náusea e rápida absorção de alguns medicamentos. Tome as precauções necessárias.

Os seguintes medicamentos possuem um potencial “moderado” de interação com o óleo essencial de hortelã-pimenta:

Neoral, Sandimmune, Elavil, Haldol, Zofran, Inderal, Theo-Dur, Calan, Isoptin, Prilosec, Prevacid, Protonix, Diazepam, Valium, Soma, Viracept, Cataflam, Voltaren, ibuprofeno/Motrin, Mobic, Feldene, Celebrex, Elavil, Varfarina/Coumadin, Glucotrol, Iosartan, Cozaar, Mevacor, Nizoral, Sporanox, Allegra, Halcion.

Os seguintes medicamentos possuem um potencial “menor” para interação com o óleo essencial de hortelã-pimenta:

Antiácidos isentos de prescrição, incluindo Tums, Rolaids, Ripan, Bilagog, Amphojel, Tagamet, Zantac, Axid, Pepcid, Prilosec, Prevacid, Aciphex, Protonix, Nexium.

A hortelã-pimenta ainda pode reduzir a absorção de ferro. Se você toma suplementos de ferro e quer fazer uso de óleo essencial de hortelã, espere pelo menos três horas de intervalo. Óleo essencial de hortelã-pimenta também aumenta a absorção de quercetina quando tomado ao mesmo tempo; espere pelo menos três horas de intervalo.


Fonte: Draxe

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail