Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Cânfora purifica o ar e pode ajudar no tratamento de doenças respiratórias, mas com cautela

A cânfora é um terpeno historicamente extraído a partir da destilação a vapor da madeira da árvore canforeira, de nome científico Cinnamomum camphora, para ser utilizada em compressas, pomadas e loções. A canforeira é uma árvore nativa da Ásia Oriental, particularmente da ilha de Formosa, Japão e China.

terpenos
Terpenos: o que são, funções e benefícios

Culturalmente, a cânfora é empregada na medicina tradicional e como repelente de insetos e animais. Devido ao seu aroma agradável, ela tem diversos usos, como ingrediente em cosméticos e a preparação de fluidos de embalsamamento. Na Índia, a cânfora faz parte da lista de temperos utilizados em alimentos e em cerimônias religiosas.

cânfora
Cinnamomum camphora | Imagem de Hans por Pixabay

A cânfora é produzida em menores quantidades por outras plantas como o alecrim e o manjericão; e exerce a importante função de defesa contra o ataque de predadores naturais. O óleo essencial de alecrim, extraído das folhas de alecrim, contém 10 a 20% do terpeno. No entanto, este terpeno é comumente desenvolvido por meio de síntese química em laboratório a partir do óleo essencial de terebintina.

Benefícios da cânfora

Na cultura indiana, acredita-se que a queima de cânfora deve ser usada para proporcionar uma visão mais esclarecedora sobre a realidade. Além disso, essa prática também tem como objetivo a purificação do ar, eliminando do ambiente bactérias, vírus e mosquitos nocivos.

O óleo de cânfora, quando aplicado sobre o peito, alivia a congestão nasal e a tosse. Outra forma de aliviar a tosse é a aplicação do óleo diretamente na garganta. Facilmente absorvido pela pele, ele também pode ser usado para massagens, proporcionando bem-estar e reduzindo dores musculares e artrite.

A partir de um estudo em pele de ratos, constatou-se que a cânfora é eficaz no tratamento de rugas induzidas pela luz ultravioleta, o que a torna um ingrediente em potencial para produtos anti-idade. Além disso, este terpeno possui a habilidade de aumentar a elastina e produção de colágeno da pele.

Um outro estudo verificou que a cânfora, quando utilizada em conjunto com óleo de gergelim e mel, é capaz de reduzir o tempo de recuperação para queimaduras de segundo grau, obtendo melhores resultados em comparação à vaselina.

O composto de cânfora também é utilizado em pomadas, pois tem propriedades calmantes, reduzindo a coceira e a dor local. Esse terpeno também pode ser usado para o tratamento de acne e furúnculos, devido suas propriedades anti-inflamatórias.

Além desses, outros usos e benefícios da cânfora são:

  • Repelente de mosquitos;
  • Redução de inchaços;
  • Tratamento de micoses;
  • Tratamento de caspa, piolho e coceira no couro cabeludo;
  • Redução de problemas musculares, como cãibras e espasmos.

Para que serve a cânfora?

1. Redução de tosses:

Ferva folhas de cânfora na água por cerca de dez minutos e inale o vapor resultante. Quando ela é inalada em forma de vapor, a cânfora forma um revestimento em torno das superfícies internas dos órgãos respiratórios. Desta forma, o terpeno ajuda a reduzir a irritação da garganta e ajuda no tratamento da bronquite, reduzindo as tosses.

2. Propriedades antioxidantes:

A cânfora tem uma quantidade significativa de antioxidantes. Os antioxidantes são bioquímicos que podem ajudar na redução de todo o processo de oxidação que pode levar à criação de radicais livres. Os radicais livres são substâncias químicas que alteram os tecidos e células do corpo e podem levar a doenças como diabetes, doenças do fígado, doenças cardiovasculares e até câncer.

3. Antineurálgico:

Neuralgia é uma condição grave e dolorosa que ocorre quando o nono nervo craniano é afetado pela inflamação dos vasos sanguíneos do seu entorno. O óleo de cânfora pode fazer com que os vasos sanguíneos se contraiam e, portanto, é capaz de reduzir a pressão em torno do nono nervo craniano, atuando como um analgésico.

4. Propriedades anti-inflamatórias:

Os extratos de cânfora possuem propriedades anti-inflamatórias que não se limitam apenas às dores musculares, mas também diminuem os níveis de colesterol.

5. Propriedades antimicrobianas e inseticidas:

Os extratos de folhas de cânfora possuem qualidades antimicrobianas que são capazes de gerir estirpes bacterianas e fúngicas em alguma extensão. Além das qualidades antimicrobianas, a cânfora também está presente em vários óleos essenciais que possuem qualidades inseticidas. Portanto, é claro que a prática de usar cânfora como droga anti-helmíntica no Ayurveda estava clinicamente correta.

Efeitos adversos

Tome cuidado ao usar a cânfora, pois ela pode ser altamente tóxica quando ingerida. Normalmente é usada no peito para aliviar os sintomas do resfriado, tornando as vias aéreas mais sensíveis ao ar frio, o que proporciona um falso alívio da congestão nasal. 

O uso tópico excessivo da cânfora no peito pode causar convulsões, náuseas, vômitos e dores de estômago. Dessa forma, se persistirem os sintomas, interrompa o uso do terpeno e consulte um médico. 

Além disso, como a maioria das outras substâncias, a cânfora pode ser um alérgeno. Portanto, é recomendado realizar um teste de pele antes de usar pomadas e outros produtos que possuem o ingrediente ativo em sua formulação. Aplique uma pequena quantidade do produto na parte interna do antebraço e espere 24 horas para ver se ocorre alguma reação — como vermelhidão e irritação na área. 

As informações contidas neste site contém embasamento científico. Contudo, somente o médico pode diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever um tratamento adequado. Embora o terpeno tenha propriedades usadas para automedicação, ele deve ser utilizado com moderação e orientação médica. O autodiagnóstico e a automedicação não substituem em hipótese alguma a opinião de um profissional da área médica.

Outros cuidados 

  • Nunca use cânfora não diluída ou produtos que contenham mais de 11% do terpeno.
  • Não use mais de 1 colher de sopa de solução de cânfora por litro de água ao inalar vapor. 
  • Não aqueça produtos que contenham cânfora no micro-ondas, pois podem explodir.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais