Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A teoria da trofobiose afirma que os agrotóxicos e fertilizantes são a principal causa do aparecimento de pragas

Trofobiose (do latim thopos, alimento; bio, vida; e ose, ação, movimento; significa desenvolvimento da vida pelo alimento), na ecologia, é a relação de simbiose (interação de longo prazo entre duas espécies que pode ser benéfica, neutra ou prejudicial para um dos envolvidos) entre diferentes espécies na qual uma alimenta a outra. As formigas, por exemplo, alimentam e protegem os pulgões, ao mesmo tempo em que se nutrem com a secreção deles.

A teoria da trofobiose, por sua vez, é um conceito desenvolvido pelo francês Francis Chaboussou, na década de 1970, segundo o qual, a saúde dos vegetais é resultado do equilíbrio ou desequilíbrio de seus nutrientes. De acordo com Chaboussou, esse equilíbrio se dá pela relação entre a síntese de proteínas (proteossíntese) e o desdobramento das proteínas (proteólise) nos tecidos das plantas.

A relação entre a proteossíntese e a proteólise determina a resistência e a sensibilidade dos vegetais ao ataque de organismos parasitários como insetos, ácaros, nematóides, fungos, bactérias e vírus.

De acordo com a teoria da trofobiose, plantas que crescem em solos férteis e equilibrados possuem resistência natural ao ataque de parasitas. Plantas tratadas com fertilizantes solúveis, por outro lado, apresentam um desequilíbrio que causa o aparecimento de pragas.

Entendendo a teoria da trofobiose

Segundo o idealizador da teoria da trofobiose, agentes parasitários como os vírus, nematoides, ácaros, bactérias e insetos, não possuem enzimas suficientes para se alimentarem de substâncias complexas, e por isso precisam de fontes de nutrientes mais simples, como os aminoácidos livres, açúcares solúveis, entre outras.

Quando há proteólise em excesso, ou seja, desdobramento excessivo de proteínas, a planta fica hipersensível ao ataque parasitário. Por outro lado, quando há proteossíntese dominante, o vegetal se encontra com melhor imunidade.

Em outras palavras, o que a teoria da trofobiose afirma é que, com o excesso de aminoácidos livres e de açúcares solúveis no tecido vegetal, há maior disponibilidade de alimentos para os parasitas e, portanto, maior ocorrência de pragas e doenças causadas por elas nas plantas.

Os agrotóxicos e a trofobiose

A teoria da trofobiose defende que a aplicação de agrotóxicos e fertilizantes solúveis nos vegetais funciona como um estímulo ao aparecimento de parasitas. Por meio da iatrogenia (doença que é causada por um remédio), os agrotóxicos e fertilizantes solúveis rompem o equilíbrio natural entre a planta e o predador, aumentando a proteólise e inibindo a proteossíntese – o que torna o vegetal mais vulnerável ao ataque parasitário.

A importância do húmus na trofobiose

A carência mineral de microelementos como boro, cobre, zinco, entre outros, inibe a proteossíntese, o que provoca uma acumulação de nutrientes solúveis, os alimentos essenciais dos parasitas. Dessa forma, há aumento da predação.

Entretanto, as plantas, naturalmente, possuem oscilações na relação entre protessíntese e proteólise. Na floração e nas folhas maduras, por exemplo, há uma tendência maior para a dominância da proteólise, que proporciona maior vulnerabilidade aos parasitas.

Mas, independente do estágio fenológico (período cíclico) das plantas, o aumento da quantidade da matéria orgânica no solo exerce um efeito protetor à saúde dos vegetais. Isso porque a matéria orgânica se transforma constantemente em húmus, uma fonte de nutrientes complexos e microelementos solúveis que estimula a proteossíntese, e, consequentemente, a imunidade das plantas.

Húmus
Húmus: o que é e quais são suas funções para o solo

A importância da trofobiose na agricultura

Quando se compreende os processos abordados pela teoria da trofobiose desenvolvida por Chaboussou, fica fácil entender o potencial nocivo dos agrotóxicos e fertilizantes solúveis (ureia, superfosfatos, entre outros) para as próprias plantas.

Uma vez que essas substâncias estimulam o ataque parasitário, ocorre uma maior demanda para combatê-las com pesticidas sintéticos que, muitas vezes, são nocivos à saúde humana e ambiental.

Se levarmos em conta o apontamento do professor de entomologia da Esalq, Adilson Dias Paschoal, de que o controle químico de pragas tem pouco mais de 60 anos e o biológico, pelo menos 400 milhões de anos, que é o tempo em que os insetos estão neste mundo, a teoria da trofobiose faz mais sentido ainda, nos levando à conclusão de que os agrotóxicos têm quebrado as interações harmoniosas milenares, criando mais problemas do que benefícios.

Dessa forma, a agricultura convencional está presa num ciclo vicioso. Na agroecologia, em contrapartida, não são utilizados fertilizantes solúveis nem agrotóxicos para fazer o controle de pragas, uma vez que, nesse tipo de prática, a nutrição das plantas é feita por meio do equilíbrio do solo, que estimula a proteossíntese.

agroecologia
Agroecologia: o que é e características
Inseticida sistêmico
Pesticidas contra abelhas?

Isso não significa que não há nenhum indivíduo parasita nas práticas que levam em conta os princípios da trofobiose. Apesar de haver um ou outro indivíduo parasita, com o solo em equilíbrio, não há parasitas em densidade – ou seja, não há pragas. As plantas crescidas em culturas embasadas na teoria da trofobiose mantêm o equilíbrio entre a proteossíntese e a proteólise, não demandando fertilizantes nem agrotóxicos.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais