Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

A pasta mousse de bicarbonato de sódio é ótima para limpeza pesada de superfícies, como o box e os rejuntes do banheiro. Confira a receita!

Você já sabe que o bicarbonato de sódio é o sal alcalino multiuso das soluções caseiras. Já ensinamos diversas receitas de como usar o bicarbonato para facilitar sua vida (listamos mais de 80 possibilidades!), economizar dinheiro e também sua saúde, já que fazendo seus próprios produtos de limpeza e de beleza você evita os químicos nocivos presentes nas formulações comerciais.

Tudo o que você precisa saber sobre os produtos de beleza e suas alternativas naturais
limpeza
Pesquisador lista risco de possíveis danos causados por produtos de limpeza

O bicarbonato de sódio também pode substituir os produtos de limpeza pesada – aqueles cujo cheiro irrita o nariz e a textura resseca as mãos e que muitas vezes julgamos serem essenciais. Mas dá para limpar aquele cantinho do box com bicarbonato, você deve estar se perguntando. E o rejunte do banheiro? Sim, dá! Basta fazer uma pasta mousse de bicarbonato, aplicar nas áreas difíceis, esperar um pouco e esfregar. Prontinho, chega de mofo e adeus manchas – o melhor? Sem alergia nenhuma!

A receita da pasta de bicarbonato leva apenas produtos naturais, que você provavelmente tem em casa e que custam muito mais barato do que o produto convencional para limpeza pesada. Confira!

Pasta mousse de bicarbonato

Fotografia colorida tirada em ambiente interno de duas jarras de vidro. Uma caída de lado com a tampa aberta revelando um material branco e outra em pé e tampada mostrando um material degrade de branco no top com uma cor caramelada no fundo. Pasta Mousse Como fazer
Imagem: eCycle

Ingredientes

Modo de preparo

  • Rale o sabão em barra de sua preferência (se possível, use um sabão caseiro ou natural, como o sabão de coco);
  • Em uma panela grande, leve a água ao fogo;
  • Junte o sabão ralado antes que a água comece a ferver;
  • Mexa até dissolver o sabão;
  • Quando a mistura estiver fervendo e o sabão já tiver dissolvido bem, retire a panela do fogo por um instante e adicione o bicarbonato – a mistura tende a subir um pouco e fazer bastante espuma, por isso coloque o bicarbonato aos poucos e devagar;
  • Misture bem e volte a panela para o fogo, desta vez baixo (para evitar que transborde), por mais dois minutos;
  • Mexa bem;
  • Apague o fogo, adicione o açúcar e o vinagre e mexa até misturar tudo;
  • Espere amornar e armazene em potinhos;
  • Use depois de 24h, quando a pasta mousse de bicarbonato já tiver endurecido.

Essa receita rende cerca de 1,5 kg de pasta mousse de bicarbonato, por isso o ideal é reservar cerca de seis potinhos pequenos para armazenar a pasta. Use uma panela grande para evitar que a mistura vaze, pois o bicarbonato faz espuma e tende a subir.

Quando for guardar a pasta de bicarbonato nos potes, se a mistura estiver com espuma, retire um pouco o excesso com uma vasilha ou escumadeira. A espuma também pode ser usada para limpeza, mas não é muito boa para o armazenamento (pois amolece a pasta mousse).

A mistura vira uma pasta firme muito eficaz para limpeza pesada. Ela pode ser usada para limpar superfícies, tirar manchas de lodo, limpar o box e o rejunte do banheiro e até para lavar louça – tome cuidado apenas com as panelas de alumínio. O bicarbonato de sódio reage com o alumínio e pode fazer com que suas panelas e frigideiras comecem a desbotar ou manchar. É preciso usar o produto do jeito correto para evitar reações indesejadas. Saiba mais na matéria: “Bicarbonato faz mal?“.

Se você quiser cortar ainda mais os produtos industrializados da sua vida, é possível fazer um sabão em barra caseiro para usar com essa receita de pasta mousse de bicarbonato.

Como fazer sabão caseiro
Como fazer sabão caseiro sustentável


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais