Bicarbonato funciona como remédio caseiro para afta

eCycle

O bicarbonato de sódio tem propriedades alcalinas que ajudam no tratamento de aftas

Bicarbonato: remédio caseiro para afta

O bicarbonato de sódio é um composto químico com propriedades impressionantes. Classificado como um sal, o bicarbonato tem o pH levemente alcalino, o que faz com que ele possa ser usado como remédio caseiro para afta. A afta é uma infecção da pele do interior da boca e/ou da garganta, que pode ter várias causas, tais como traumas locais, falta de algumas vitaminas e até problemas temperamentais, como o estresse.

Algumas pessoas aplicam o bicarbonato diretamente na região ferida, mas esse uso não é aconselhado, já que se trata de uma substância forte. Além de causar ardência, a aplicação direta pode piorar a ferida. O ideal é fazer um bochecho ou gargarejo de água com bicarbonato. Dessa forma, o bicarbonato será um ótimo remédio caseiro para afta, pois irá atuar na neutralização da acidez da boca, que é um dos fatores que contribuem para o aparecimento da afta e de cáries.

Com o pH da saliva reduzido, em virtude do uso do bicarbonato diluído, as lesões devem incomodar menos. Dissolva uma colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo de água, fazendo o bochecho no máximo três vezes por dia. A receita, no entanto, é um paliativo. Se você tem afta de maneira recorrente, o ideal é procurar um médico, que poderá fornecer uma orientação mais precisa de como curar as aftas.

O bicarbonato e produtos como água oxigenada ou sal não devem ser aplicados diretamente em aftas ou feridas. Outra opção para aliviar as dores causadas pela afta é fazer bochechos ou tomar chá de própolis e aloe vera (a famosa babosa). Se estiver com afta, evite também produtos com álcool, como o enxaguante bucal. Uma opção é fazer um enxaguante bucal caseiro e natural.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail