Bicarbonato clareia os dentes?

eCycle

Uso do bicarbonato de sódio para clarear os dentes não é recomendado por dentistas. Entenda!

Bicarbonato de sódio clareia os dentes?

O bicarbonato de sódio é muito popular em receitas caseiras de como clarear os dentes. A mágica da internet, no entanto, é desaconselhada por dentistas, pois o bicarbonato é um abrasivo forte, que usado sem controle de proporção e periodicidade pode causar danos ao esmalte dos dentes.

Os dentes são formados por três camadas: esmalte, dentina e polpa (da mais externa para a mais interna). O esmalte se forma quando o dente ainda está no osso e não possui habilidades de recuperação. Já o amarelamento dos dentes ocorre por conta de pigmentos amarelados que se acumulam na dentina, a camada intermediária.

A grande diferença entre o clareamento dental profissional e os métodos caseiros que levam bicarbonato de sódio está na parte do dente sobre a qual os produtos atuam. No consultório ou em tratamentos profissionais indicados para aplicação em casa, são usados gels em diferentes concentrações, como peróxido de hidrogênio ou carbamida, que liberam oxigênio e alteram a cor do dente através da oxidação dos pigmentos amarelados da dentina. O processo não é abrasivo e não afeta a estrutura dos dentes. Já o bicarbonato atua apenas na camada superficial, limpando restos de sujeira depositados no esmalte dental. O branqueamento ocorre, mas é temporário e perigoso.

No consultório, os dentistas utilizam pequenas quantidades de bicarbonato para fazer a limpeza bucal, mas seu uso caseiro não é recomendado. Por ser um forte abrasivo, o bicarbonato de sódio (quanto aplicado diretamente no dente) atua como um esfoliante para os dentes, realizando apenas um polimento da superfície externa (o esmalte) e podendo causar seu desgaste, já que as doses caseiras costumam ser altas, assim como a frequência de uso. O sal, no entanto, pode ser usado como enxaguante bucal caseiro e natural, já que o simples bochecho com bicarbonato não provoca o efeito abrasivo nocivo da escovação direta.

Existem receitas de branqueamento caseiro indicadas para clarear os dentes que não levam bicarbonato de sódio e preservam o esmalte, evitando casos de dor de dente ou mesmo perdas na arcada dental. Por ser a primeira camada, o esmalte é a grande proteção do dente contra fatores como a cárie. Confira a matéria “Métodos caseiros para clarear os dentes” e tome cuidado!


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail