Rico em vitamina C, o kiwi é bom para a saúde intestinal, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e muito mais

Os primeiros registros existentes do kiwi datam de 800 a 1200 a.C.; neles, a fruta é citada em poemas e cânticos chineses. Conhecida cientificamente como Actinidia deliciosa (isso mesmo, "deliciosa" faz parte do nome científico do kiwi), é uma fruta indígena com origem no sudoeste da Ásia.
Existem diversos tipos de kiwi, incluindo alguns cultivados apenas para fins ornamentais. O que se tornou mais conhecido é o comestível. A fama do kiwi se espalhou pelo mundo durante o século XX, quando o fruto foi introduzido na Nova Zelândia e passou a ser produzido também na América e na Europa.
Além de delicioso (como o próprio nome já diz), o kiwi traz uma série de benefícios para a saúde humana, já que é fonte de fibras, minerais e vitaminas.
Benefícios do kiwi
Fibras
Se fôssemos comparar o kiwi à laranja e à maçã, o kiwi sairia ganhando em termos de quantidade de fibras, já que contém cerca de 3 g a cada 100 g do fruto contra 1,5 g a cada 100 g de maçã.
As fibras presentes no kiwi auxiliam no efeito laxante, uma vez que elas não se degradam com o processo metabólico das bactérias e absorvem água, tornando as fezes menos sólidas e mais fáceis de serem eliminadas pelo sistema digestivo.
Além disso, as fibras, de maneira geral, ajudam a prevenir a obesidade, pois possuem grande volume e pouca quantidade de calorias - isso aumenta o tempo de mastigação e permite a sensação de saciedade, evitando, por sua vez, a compulsão alimentar.
As fibras também trazem benefícios para o controle do colesterol e da glicemia, o que previne doenças no sistema cardiovascular.
- O que é obesidade?
- Colesterol alterado tem sintomas? Saiba o que é e como se prevenir
- Remédios naturais auxiliam tratamento para diabetes
- Como melhorar a circulação sanguínea com oito dicas
- O que é índice glicêmico?
Minerais e vitaminas
O kiwi é uma fonte de cobre (8%), magnésio (6%), ferro (4%), cálcio (5%) e potássio (porcentagem baseada na dose diária recomendada, para 100 g da fruta), minerais que ajudam a balancear os fluidos do organismo.
A fruta é fonte de manganês, um importante mineral envolvido na utilização das proteínas. E apesar da laranja levar a fama, quem é rico mesmo em vitamina C é o kiwi, que possui quase o dobro de sua quantidade vitamina C.
A vitamina C ajuda a neutralizar os radicais livres, melhorando a imunidade. Sem essa neutralização, o organismo humano pode vir a desenvolver cancro, artrite reumatoide, arteriosclerose, asma, gripes, diabetes, entre outros.
- O que são os radicais livres e por que estão relacionados ao envelhecimento da pele?
- O que é artrite: sintomas e tratamentos
- Diabetes: o que é, tipos e sintomas
Mas os benefícios do kiwi não param por aqui, ele ainda é rico em vitaminas A e E, que, juntamente da vitamina C, atuam como antioxidantes.
O kiwi também é rico em ácido fólico, que atua na formação dos glóbulos vermelhos (prevenindo anemia) e dos tecidos do DNA, reduzindo os teores de uma toxina chamada "hemocisteína", o que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares.
Ele ainda é ótimo para prevenir a perda de visão - que é devida principalmente à ocorrência de degeneração macular (que pode ser causada pela exposição excessiva à luz azul). Um estudo descobriu que ao comer três porções de frutas por dia, a degeneração macular foi reduzida em 36%. Acredita-se que os altos níveis de zeaxantina e luteína do kiwi contribuam para esse efeito protetor.
Para aproveitar os benefícios do kiwi, é possível comer a fruta in natura, fazer um suco de kiwi ou ainda utilizá-lo no preparo de receitas de torta ou até mousse de kiwi.
- Antioxidantes: o que são e em quais alimentos encontrá-los
- Vitaminas: tipos, necessidades e horários de ingestão
Suco de kiwi
Conheça uma receita de suco de kiwi com couve e água de coco, um suco verde detox.
Sorvete de kiwi
Aproveite a fruta ao máximo
Veja também:
- [Vídeo] Aprenda a descascar kiwi de forma prática
- Dente-de-leão: planta é comestível e traz benefícios à saúde
- Conheça 12 benefícios da beterraba
- Nove plantas com propriedade antiviral
- Dez benefícios da couve-flor para a saúde
- Lentilha: benefícios e como fazer
- Se habitantes dos EUA trocassem carne por feijão, emissões seriam reduzidas drasticamente, segundo pesquisa