Projeto de coleta seletiva: requisitos e implantação

eCycle

Além da reciclagem, é possível implantar projeto de coleta seletiva de óleos de cozinha, lâmpadas, medicamentos, eletrônicos, pilhas e baterias

Coletor de resíduos específicos

Um projeto de coleta seletiva de lixo é a melhor forma de destinar os resíduos adequadamente. As residências são significativas fontes geradoras de lixo. Se não houver um gerenciamento adequado, o grande volume de material apresenta sérios riscos de poluição e de contaminação ambiental.

A coleta seletiva pode ser feita do tipo porta a porta (serviço público ou privado) ou por ponto de entrega voluntária (PEVs).

Projeto de coleta seletiva em condomínios e empresas

Em muitas cidades do país, as prefeituras municipais, por meio de órgãos competentes, possuem um serviço de coleta seletiva que atende prédios e casas dos moradores após efetuação de contato e de requerimento, mas esse serviço também pode ser prestado por empresas privadas.

Um projeto de coleta seletiva de lixo é uma medida eficaz para o descarte correto do lixo. Colocar em prática um projeto de coleta seletiva de lixo não exige um investimento alto e o retorno é muito satisfatório. Esse tipo de projeto é indicado para condomínios, empresas e escolas.

Para implantar um projeto de coleta seletiva em sua empresa ou condomínio é preciso, antes de tudo, definir um espaço e conscientizar as pessoas a respeito da importância de separar o lixo. Após esse passo, é preciso definir quais materiais serão coletados e aonde serão armazenados. Materiais como papéis e plásticos, que correm o risco de pegar fogo mais facilmente, devem ser armazenados em local seguro. Para entender com mais detalhes o passo a passo de como implementar um projeto de coleta seletiva em condomínios ou empresas confira as matérias "Instituto Muda: gestão de resíduos e coleta seletiva certificada em seu condomínio ou empresa", "O passo a passo para implementar a coleta seletiva em condomínios" e o guia básico de coleta seletiva.

Após a implantação de pontos de coleta seletiva, os moradores e/ou colaboradores devem ser informados sobre como descartar corretamente, além de ter a comodidade de fazê-lo sem se deslocar por longas distâncias. Os coletores podem ser instalados em áreas comuns na portaria, na administração ou em outro local de circulação comum. Lembre-se que este local deve ser coberto e fora do alcance de crianças e animais.

Reciclagem

Você parou e pensou que a implantação da coleta seletiva no seu condomínio ou empresa pode sair cara? Saiba que, se você também implantar a reciclagem, ainda é possível conseguir recursos financeiros. Entenda melhor esse tema nas matérias: "Os primeiros cinco passos para começar a reciclar" e "Reciclagem pode ser revertida em lucro para condomínios".

Empresas especializadas em programa de coleta seletiva

Para facilitar a implantação da coleta seletiva e a gestão consciente de resíduos, existem empresas especializadas que oferecem um projeto específico para condomínios e empresas que poderá viabilizar a coleta seletiva em seu condomínio ou empresa. A relação custo/benefício acaba compensando, considerando o aumento da eficiência do processo, para além de outros benefícios.

Em São Paulo, uma empresa que atua com projeto de coleta seletiva é o Instituto Muda. Desde 2007, eles realizam o diagnóstico e o projeto para adequar a infraestrutura necessária para acondicionamento dos recicláveis. A implantação inclui palestras e treinamentos, coleta dos materiais recicláveis, relatório mensal de resíduos, além de certificado de destinação correta.

Se você se interessou pelo trabalho do Instituto Muda e deseja fazer a cotação para a gestão de seu condomínio, preencha o formulário abaixo e um representante entrará em contato com você.

Para saber quais são os postos de coleta mais próximos de sua residência acesse os mecanismos de busca gratuitos do Portal eCycle.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail