Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Wish-cycling, ou a contaminação do lixo reciclável, é um problema grave, mas que pode ser evitado

Wish-cycling é o ato de descartar embalagens e produtos que não podem ser reciclados em lixeiras de reciclagem. Derivado do inglês, o termo junta as palavras “wish” (desejo) com “recycle” (reciclagem) —que mostra o desejo de se livrar de produtos “questionáveis” em lixeiras não apropriadas. 

Por que é nocivo?

Tais produtos, como marmitas de isopor sujas de molho de comida, são constantemente descartados como produtos recicláveis. Isso acaba contaminando o tratamento e pode impactar negativamente programas locais ou globais de reciclagem.

Alguns exemplos de wish-cycling são o descarte de sacolas plásticas, embalagens de marmitas, caixas de pizza e canudos sujos. A reciclagem é benéfica para o meio ambiente e ajuda a diminuir os altos níveis de descarte de lixo. Contudo, a reciclagem feita incorretamente é o maior obstáculo para a eficácia do processo. 

Embora os wish-cyclers tenham boas intenções, esse ato acaba atrapalhando campanhas de reciclagem. Muitas vezes, produtos de contaminação podem acabar com todo um lote que já foi processado. Em uma pesquisa feita nos Estados Unidos em 2018, foi estimado que 25% do lixo reciclado é contaminado por produtos que deveriam ser encaminhados a aterros. 

Como isso acontece?

Isso ocorre por diversos fatores. Em muitos lugares, as leis de reciclagem são diferentes e os lugares de coleta têm regras únicas. A regulamentação desses locais pode ser o primeiro passo para acabar com esse problema. Programas educacionais também auxiliam, porém o “público-alvo” da reciclagem são pessoas que já passaram pela escola.

Em 2019, foi publicado um artigo científico sobre o tema. Nele, os pesquisadores contaram com as respostas de 434 millennials — pessoas nascidas entre 1982 – 2000 — americanos sobre reciclagem. Essas pessoas mostraram-se abertas a compartilharem e comentarem em posts do gênero. 

É seguro assumir que a população que adota uma postura mais eco-friendly acredita que reciclar é o moralmente certo a se fazer, portanto, é importante trazer atenção à causa sem gerar desmotivação. Para isso, é necessário introduzir a questão do wish-cycling com incentivo social e modos para acabar com a contaminação. 

As universidades Manchester Metropolitan University e University of British Columbia foram reconhecidas por criarem jogos que auxiliam e orientam os estudantes para a forma correta de reciclagem. Batizados de Getting Wastede Sort it out”, esses jogos combatem a desinformação e, eventualmente, diminuem os casos de wish-cycling nos campus. 

Como evitá-lo?

O jeito mais simples de evitar que isso aconteça é prestar atenção no que é descartado. A separação do lixo é o primeiro passo. Quando houver dúvida, faça uma pesquisa rápida para ter certeza do que pode ser reciclado ou não. A presunção de que certos materiais são recicláveis é um grande erro cometido pela maioria das pessoas.

O wish-cycling é uma ameaça ainda pouco conhecida para o tamanho de seu impacto na reutilização e redução do lixo no planeta. A reciclagem é um ato essencial para a preservação do meio ambiente, então, precisamos combater tudo que pode colocá-la em risco.