13 dicas de jardinagem para ajudar suas plantas

eCycle

Conheça dicas de jardinagem que saíram do conhecimento popular e podem ser testadas em seu jardim

Jardinagem

Jardinagem é um hobby muito divertido e relaxante e um dos dos motivos para isso é a troca de dicas que acontece quando você encontra outro praticante dessa atividade. Aqui vai uma listinha de treze dicas de jardinagem para você anotar e falar sobre da próxima vez em que encontrar outros amantes dessa prática.

Lembre-se de testar essas dicas apenas em algumas plantas, para ver qual será o resultado antes de aplicar em todo o seu jardim. Cada planta reage de um modo diferente aos cuidados da jardinagem, por isso conhecer as espécies do seu jardim é o primeiro passo para ajudar no melhor crescimento das suas plantinhas.

1. Areje a terra do seu jardim

Agricultores profissionais sempre alertam sobre a importância de arejar a terra pelo menos duas vezes por ano. Jardineiros iniciantes também podem aproveitar essa dica. Pegue uma furadeira sem fio e perfure a terra, depois preencha parte desses buracos com rochas menores e deixe o resto vazio para que eles se preencham naturalmente. Esses buracos ajudarão a oxigenar a área das raízes.

2. Use borras de café para enriquecer o solo

Borras de café podem ser ótimos fertilizantes. Você pode adicioná-las a uma pilha de compostagem junto com folhas e grama, ou em caixas de compostagem, misturando-as com papel picado, folhas secas ou outras fontes de carbono. Misture tudo isso bem e coloque no solo úmido e adicione fertilizante nitrogenado ao mesmo tempo. Borras de café também são boas para repelir lesmas e caramujos e atraem minhocas, que são ótimas para enriquecer o solo. Leia mais sobre as diversas utilidades de borras de café.

3. Coloque cascas de ovo na terra para repelir lesmas

Se lesmas ou caramujos estão comendo as suas plantas e acabando com seu jardim, há um jeito bem fácil e rápido de evitar isso. Uma dica de jardinagem valiosa é colocar cascas de ovos quebradas no solo perto dos vasos que estão sendo atacados. Não há explicação científica para o motivo pelo qual lesmas evitam essas cascas, elas apenas têm medo de que as pontas afiadas as machuquem. É muito comum a presença desses animais em jardins que são regados com frequência ou após chuvas.

4. Sulfato de magnésio pode fazer bem ao seus tomates

Muitos sabem que o sulfato de magnésio pode trazer benefícios para o corpo humano quando colocado na água da banheira. O que muitos não sabem é que essa substância também pode ser muito útil na jardinagem. Colocar uma quantidade limitada de sulfato de magnésio nos tomates ajuda a fruta a se desenvolver melhor, pois magnésio e sulfato são ingredientes importantes para o crescimento da planta. Alguns também dizem que colocar um pouco desse sulfato ao redor de plantas que não estão bem pode ajudá-las na recuperação.

5. Evite insetos rastejantes usando papel alumínio

Se alguns insetos estão indo atrás de seus vegetais, uma dica de jardinagem é colocar um colar de papel alumínio ao redor de abóboras ou tomates, por exemplo, evita que eles cheguem até lá. Mais uma vez: nada de científico por trás disso - esse tipo de inseto simplesmente costuma evitar metais em geral e, nesse caso, também tem o fato de que o papel é afiado.

6. Mantenha os vasos úmidos com a ajuda desse “regador de pavio” caseiro

Se você mora em apartamento ou cultiva suas plantas em vasos, aqui vai uma boa dica para plantas que precisam de mais água ou até mesmo para quando você for viajar. Você precisará de uma garrafa PET, um vaso e algo para servir de pavio - pode ser algum tipo de lã, fio de acrílico ou gaze. Veja como fazer no vídeo:

7. Invista nos hugelkultur gardens

Hugelkultur gardens são uma forma de cultivar o seu jardim - muito mais simples que o nome de origem alemã. Esse tipo de jardim consiste em uma cama com troncos velhos cobertos de terra. É só pegar troncos (quanto mais decompostos melhor) e fazer um monte, depois disso jogue a terra por cima e cuide do solo normalmente. A vantagem dessa técnica de jardinagem é que, além de você reaproveitar os restos do seu jardim, os troncos também funcionam como um tipo de esponja, absorvendo o líquido do solo e soltando quando necessário.

8. Faça seu próprio inseticida com sabonete líquido

Dissolva uma colher de chá de sabonete líquido em quatro copos de água. Espirre em plantas que tenham aranhas, afídios e outros insetos. Esse inseticida não é preventivo, ele mata os insetos por sufocação ou desidratação, isso é, precisa entrar em contato com a praga para eliminá-la. Outra utilidade para esse solução de sabonete líquido é usá-lo para limpar melões que tenham mofo ou restos de folhas. Mas cuidado para não matar abelhas e outros polinizadores.

9. Aplique uma solução produzida com bicarbonato de sódio para evitar fungos

Dissolva uma colher de chá em quatro xícaras de água e adicione algumas gotas de sabonete líquidos para aumentar a aderência. Espirre essa solução em plantas que contenham oídio, ferrugem ou pontos pretos. O bicarbonato de sódio é um efetivo e natural fungicida.

10. Use alho como base para fazer um inseticida

Para usar essa dica de jardinagem, triture um dente de alho e dilua em duas xícaras de água, mexa até ficar heterogêneo. Cubra o líquido e deixe-o descansar por 24 horas, depois filtre a solução e coloque-a num recipiente grande. Acrescente mais 12 xícaras de água e uma ou duas colheres de inseticida de sabonete. O alho mata alguns insetos, por isso é importante diluir tão bem, afinal ele pode matar bons insetos também. Esse inseticida é preventivo, porque o cheiro do alho repele vários tipos de inseto.

11. Proteja suas blueberries de geadas inesperadas

Se você planta blueberries ou frutas mais sensíveis, regue-as bem. Plantas hidratas sofrem menos com geadas ou em épocas frias prolongadas. O solo úmido absorve mais calor durante o dia, por isso libera mais calor à noite.

Cubra-as. Isso mesmo. Coloque tecido em todo o solo ao redor e use pedras para segurá-los, isso fará com que o cobertor capture o calor liberado pelo solo e deixe-o perto das plantas. Lembre-se de tirar o tecido durante o dia, assim o solo pode absorver o calor normalmente.

12. Divida seu refrigerante de cola com suas azaleias

Despeje quatro copos de refrigerante de cola na terra de suas azaleias e ajude-as a crescer. Por que isso funciona? Será que balanceia o pH do solo? Será que a cola alimenta os microrganismos presentes no solo com açúcar? Quem sabe?

13. Cultive tomates em blocos de concreto

Coloque blocos de concreto com os buracos pra cima. Plante os tomates em um deles, encha-o com terra, encha o outro com metade fertilizante e metade de terra. Regue ambos os buracos, depois disso, regue apenas o fertilizado. Pronto! Prepare-se para uma das melhores plantações de tomate que você já viu.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail