11 dicas para ter mais energia e disposição

eCycle

Confira uma seleção de ideias para quem está evitando cafeína ou doces, mas também precisa se manter ativo o dia todo

Como ter mais energia e disposição
Imagem: O alongamento é uma das dicas de como ter mais energia. Foto: Hanson Lu on Unsplash

Três da tarde é o fundo do poço para trabalhadores, aposentados, mamães em jornada integral… Enfim, para qualquer ser humano que acorda cedo. O cafézinho tomado de manhã perdeu o efeito faz tempo, mas a hora de dormir ainda parece muito distante - é um momento tenso para a maior parte das pessoas. Antes de apelar para outro café (tão cheiroso, tão inofensivo…) ou para um chocolate, tente uma dessas onze dicas de como ter mais energia e disposição. Sair para dar uma volta na rua, respirar profundamente e fazer um alongamento no meio do expediente são algumas ideias livres de cafeína e açúcar para te motivar, alegrar e até economizar dinheiro até o fim do dia. E não se preocupe: você não precisa se esticar igual a moça da foto para ter mais energia. Ufa!

Como ter mais energia e disposição

1. Coma batata doce

Fiel escudeira dos fãs de academia - não à toa -, a batata doce provem carboidratos imediatos, açúcar e fibras que saciam e nutrem mais do que um lanche. Assadas com um pouco de azeite e sal, são uma opção muito mais inteligente para ter energia e disposição do que bolachas insossas e previsíveis, que de nutrição conferem apenas uma injeção de açúcar no sangue, que empolga e cai rapidamente.

2. Masque chiclete

O ato de mastigar aumenta a atenção (e isso é comprovado cientificamente). Caso você se encontre pescando durante a aula ou o trabalho, está aí uma solução fácil e comum para melhorar sua disposição.

3. Mantenha uma boa iluminação

Abrir as cortinas e deixar a luz do sol entrar é sempre energizante, mas não é todo dia que podemos contar com o efeito potente da luz natural. Uma opção para ter mais energia, especialmente no escritório, é utilizar lâmpadas que imitam o brilho natural.

4. Aprenda algo novo

O interesse deixa o corpo naturalmente mais desperto e cheio de energia. Se você estiver se sentindo cansado no trabalho, dê uma pausa de dez minutos e se divirta com um livro de seu interesse, ou mesmo com vídeos na internet sobre palestras de assuntos variados. Após essa pausa, você voltará bem mais inspirado.

5. Dê uma volta do lado de fora

As pessoas se sentem melhores ao ar livre, como afirma esse estudo da Universidade de Rochester. O hábito de passear também melhora o sistema imunológico.

6. Mexa-se

Você não precisa ir para a academia para conseguir uma dose extra de energia diária - embora isso seja altamente recomendável. Se a sua pegada é jogar tênis, arranje um tempo, antes ou depois do trabalho, para praticar. Saia para correr ou procure uma aula de ioga. Saia do sedentarismo! Mas você também pode procurar um hobby que te ajude a se movimentar um pouco, que te distraia. Se você gosta de jardinagem, por exemplo, quando chegar em casa, suje as mãos à vontade. O importante é fazer algo de que você gosta (para não abandonar o projeto em pouco tempo) e que te traga satisfação.

7. Jogue-se na batida

A música tem a capacidade de alterar completamente a atmosfera, mesmo que só você esteja ouvindo no seu fone, portanto use-a a seu favor: dez minutos de uma canção animada ajudam no entusiasmo.

8. Tire uma soneca

Às vezes essa é a única solução para te dar mais energia - com apenas 20 minutos você já consegue se recuperar pelo resto do dia sem deixar metade do salário na cafeteria.

9. Alongue-se

Esticar os músculos e lubrificar as articulações são ótimas ações tanto para aqueles que ficam sentados o dia todo olhando para a tela de um computador quanto para quem trabalha em pé. Coluna lombar, cervical, panturrilhas, abdômen… É importante não apenas para despertar ou relaxar, mas também para desfazer os malefícios que ficar muito tempo em uma mesma postura, seja ela em pé ou sentado, provoca na coluna.

10. Respire profundamente

As respirações profundas ajudam a oxigenar o cérebro quando você estiver deprimido ou estressado, aumentando a atenção. O aroma do limão pode colaborar na tarefa de ter mais energia e disposição através do controle respiratório - ele tem um efeito terapêutico na energia e no humor. Você também pode fazer pequenas pausas para praticar o pranayama (técnica de controle da respiração da ioga) ou até meditações rápidas.

11. Hidrate-se

Antes de apelar para o chocolate ou para o café, tome um copo de água gelada, se possível com limão, para aumentar duplamente sua atenção. Muitas dores de cabeça e irritações nos olhos e nariz podem ser curadas com uma boa hidratação, por isso leve sempre uma garrafa com você (de preferência uma que não seja a descartável reutilizada, pois isso pode trazer problemas).

Existem muitas maneiras de se manter mais alerta, ter mais disposição e energia durante os horários difíceis do dia. O melhor de tudo é que nem sempre é preciso apelar para um café ou doce, que podem comprometer seu sono após algumas horas. Tente algumas dessas dicas para ter uma pegada mais leve e veja qual se encaixa melhor para você!


Fonte e imagem: Care2

Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail