Aprenda como fazer desodorante caseiro

eCycle

Fazer um desodorante caseiro é uma forma natural e econômica de evitar o uso dos químicos nocivos presentes na maioria dos desodorantes convencionais

desodorante caseiro

Os desodorantes são produtos cosméticos feitos para cortar o mau odor das axilas, diferente dos antitranspirantes, que têm a função de diminuir a produção de suor (veja mais aqui). O desodorante caseiro é uma excelente escolha para reduzir o impacto que esses produtos têm em nosso organismo e ainda economizar um pouco.

A maioria dos cosméticos industrializados possui ingredientes que são nocivos à saúde e ao meio ambiente, e o desodorante não fica de fora desse grupo. Mesmo havendo regulamentação, o uso contínuo de desodorantes convencionais (aqueles vendidos em mercados, perfumarias e farmácias) pode gerar problemas. Esse tipo de item costuma ser composto por substâncias como triclosan, proprilenoglicol, parabenos, fragrâncias, alumínio e álcool - cada um tem uma função específica, mas todos apresentam diversos impactos negativos (veja mais aqui).

Como alternativa para um consumo sustentável e até mesmo para redução de custos, você já pensou em fazer seu próprio desodorante caseiro?

Um desodorante caseiro pode ter a mesma eficiência dos industrializados se os componentes tiverem as mesmas propriedades de inibição de odor. Dentre as várias características dos óleos essenciais está a ação bactericida, que diminui a os efeitos nocivos de bactérias e fungos (juntamente com o suor, eles produzem maus odores). Os óleos de cravo, de alecrim, de limão, de eucalipto, entre outros, são altamente indicados para o uso em desodorantes caseiros. A receita básica tem como itens principais: a manteiga vegetal - prefira as 100% naturais e que foram extraídas por processo de prensagem a frio, que é um método de menor impacto ambiental; o bicarbonato de sódio, que é um grande agente de limpeza; vitaminas; e o óleo essencial, que proporciona o aroma.

Como fazer desodorante caseiro

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de manteiga de karité (compre aqui);
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 2 colheres de sopa de manteiga de cacau (compre aqui);
  • 2 cápsulas de vitamina E;
  • Óleo essencial de sua preferência.

Modo de preparo

Derreta a manteiga de karité e o cacau, juntamente com o bicarbonato e o amido, usando o a técnica de banho-maria ou o forno de micro-ondas; em seguida misture bem os ingredientes. Na sequência, adicione os óleos de sua preferência e misture. Coloque a mistura em um frasco esterilizado e leve para a geladeira para pegar consistência. Por fim, guarde em um ambiente arejado e fora do alcance do sol.

Uma dica: divida a compra dos ingredientes com alguém, para que você não fique com excesso de ingredientes que possam estragar em um período curto.

Pronto! É fácil e simples, não é? Agora você já tem o seu desodorante livre de produtos químicos! Mas é preciso ficar atento, pois o desodorante caseiro tem um prazo de validade menor, por não terem adição de conservantes químicos. Geralmente, o prazo de validade não ultrapassa os seis meses. Fique ligado também para sintomas de alergia a algum dos ingredientes - o melhor é testar antes de começar a usá-lo. Entretanto, é bom lembrar também que tudo em excesso pode gerar alergia, então fique sempre alerta às proporções da receita para não gerar nenhum tipo de desconforto para o seu corpo. Uma alternativa para quem é alérgico a manteigas vegetais é o uso de cera de abelha.

desodorante caseiro

Se você não é muito adepto do "faça você mesmo" ou está sem tempo, conheça um desodorante feito com ingredientes que não prejudicam o seu corpo nem o meio ambiente - é só clicar aqui.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail