Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

As secadoras de roupas oferecem praticidade ao nosso cotidiano; mas, o que fazer quando chega a hora de descartá-las?

Nossas secadoras e lavadoras, conjugadas ou não, contêm uma variedade de componentes (metais e plásticos) que necessitam de uma reciclagem responsável. 

As secadoras contêm motores e resistores que podem ser descaracterizados e reutilizados para outros fins, tirando-os do acúmulo do lixo eletrônico que vai parar nos lixões. O encaminhamento errado pode levar esses resíduos para mananciais ou solos inadequados. Por isso, é importante fazer o descarte de eletrodomésticos de forma responsável.

Mas a escolha irá depender do estado da sua secadora, do seu objetivo e das suas habilidades e recursos disponíveis. Antes de descartar sua máquina de secar, você pode tentar recuperá-la com algumas alternativas, como:

Reforma

Se a secadora estiver em bom estado estrutural, você pode optar por dar uma nova vida a ela com uma reforma ou transformá-la em outro tipo de móvel com criatividade. 

Doação

Se a secadora não serve mais para você, mas está em bom estado, uma opção é doá-la para alguém que possa utilizá-la. Procure instituições de caridade, abrigos, bibliotecas comunitárias ou grupos de doação da sua região. Assim, você estará contribuindo para ajudar outras pessoas e evitando que a peça vá para o lixo.

Revenda

Se a secadora tiver valor de mercado e você tiver interesse em vendê-la, você pode optar por colocá-la à venda em sites especializados em comércio de móveis usados, ou em grupos de venda e troca nas redes sociais.

Atenção:

Caso você decida doar ou revender, é importante conscientizar o próximo proprietário do eletrodoméstico sobre o descarte correto. Muitas vezes, a pessoa que recebe o aparelho não tem as informações necessárias sobre como descartá-lo. Então, o eletrodoméstico acaba indo para lixões e aterros, o que prejudica as intenções do doador de estender a vida útil da máquina para contribuir com a Economia Circular, por exemplo.

Como descartar secadora de roupa?

Foto de Ben Wicks na Unsplash

Para descartar sua secadora corretamente, é importante seguir algumas diretrizes para garantir que ela seja removida de forma segura e adequada para o meio ambiente. Algumas opções de descarte de secadora incluem:

Cata bagulho

Entre em contato com a prefeitura da sua cidade e verifique se a coleta de lixo, também conhecida como “cata bagulho”, da sua cidade ou município pode coletar  itens como secadoras. Se sim, agende uma data de coleta e deixe a secadora em local acessível para a equipe de coleta.

Ponto de coleta

Outra alternativa é levar sua secadora até o ponto de coleta mais próximo da sua casa. Você pode verificar quais são as opções no mecanismo de busca gratuito na home do Portal eCycle, no botão “Onde descartar?”.

Coleta e reciclagem paga

Você ainda pode solicitar um orçamento gratuito para a retirada e descarte correto e certificado da sua secadora preenchendo o formulário abaixo:

Verifique o campo

Por favor, informe um ou mais objetos que deseja descartar, seja especifico quais objetos e a quantidade exata.

Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo
Verifique o campo

O descarte correto é a opção para a secadora que se encontra em mau estado e não pode ser reutilizada ou doada. Dessa forma, você estará contribuindo para a reciclagem e evitando que a peça vá para o lixo comum.

Simplesmente jogar sua máquina de secar roupas fora é um ato imprudente e pode lhe render uma multa. Isso porque está fora das orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que também responsabiliza o usuário pelo descarte de seus aparelhos.

Onde a máquina é coletada?

Os serviços de coleta oferecidos estão disponíveis nos estados das regiões:

  • Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul);
  • Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo);
  • Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins)
  • Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe) 
  • Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal).

Seja a sua secadora de parede, convencional, portátil ou conjugada à uma lavadora, todos os modelos podem ser reciclados. Tome uma atitude consciente e preencha o formulário de descarte a seguir.

Reciclagem de materiais

Se a secadora de roupa estiver quebrada, muito velha e inviável de conserto, você pode optar por fazer o descarte de forma consciente. Como a máquina de secar é um aparelho com muitas peças feitas com materiais diferentes, o jeito como você irá jogar fora sua máquina antiga deve ser pensado a cada passo.

Metais

A maioria das máquinas de secar roupa têm como um dos principais componentes o aço inoxidável, também conhecido como inox. Isso porque ele confere resistência mecânica e não oxida na presença de oxigênio

Felizmente, esse material é viável de reciclagem. Com o descarte e separação corretos, a sucata do aço proveniente da máquina de secar pode alcançar qualquer forma, mistura ou composição. Além disso, ela possui um alto valor e seus níveis de corrosão são baixos, o que aumenta os índices de reaproveitamento do material. 

Plástico

As máquinas de secar são feitas de alguns tipos de plástico. Um dos mais usados é o polipropileno (PP), conhecido por ser “inquebrável” e resistente a altas temperaturas. No entanto, sua reciclagem pode ser dificultada, já que o polímero perde sua força e flexibilidade no processo.

Mesmo assim, o custo para reciclar o polipropileno é menor do que fabricar novos materiais de PP.

Eletrônicos

Caso sua secadora tenha um painel eletrônico, é importante levar para o descarte adequado. O lixo eletrônico é um grande problema, mas pode ser transformado por meio da logística reversa. Além do painel, a máquina também possui outros componentes eletrônicos que podem ser reutilizados, como fios e cabos.

Lixo eletrônico
Lixo eletrônico: o que é e como descartar

Gases

Se sua secadora for a gás, é importante que ela seja destinada para locais de manejo adequado. Normalmente, os gases usados nessas máquinas são o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), também conhecido como gás de cozinha, e o gás natural. Eles são conhecidos por serem explosivos e contaminantes. Assim, seu descarte correto é fundamental para a segurança humana e do meio ambiente.

Impactos do descarte incorreto

Os metais presentes na secadora podem levar anos para se decompor. Se descartados em lixões e aterros, eles podem liberar alguns compostos tóxicos que prejudicam o meio ambiente e a saúde.

Além disso, o descarte incorreto impede que o material seja reaproveitado, o que ajudaria a preservar os recursos naturais e diminuir as emissões de gases do efeito estufa provenientes do processo de produção de um metal novo.

O plástico é um dos principais problemas no meio ambiente, já que ele demora muito para se decompor. E o pior é que parte de todo esse plástico – no formato de microplástico e nanoplástico – acaba entrando na cadeia alimentar e prejudicando diversos organismos, inclusive humanos.

O lixo eletrônico, por sua vez, possui diversos componentes tóxicos e até cancerígenos. Eles incluem chumbo, cádmio, cobre, mercúrio e lítio. Dessa forma, quando descartados incorretamente, eles podem contaminar os lençóis freáticos, o solo e provocar riscos na saúde pública.

No caso dos gases, o descarte incorreto pode resultar em explosões, intoxicação e poluição do ar.

Secadora de roupas libera microplásticos

Assim como a lavadora de roupas, a secadora também é uma enorme fonte de poluição por microfibras. As microfibras são uma categoria de microplásticos que são soltas pela indústria têxtil e seus produtos. Tecidos sintéticos comumente usados como o poliéster e o elastano liberam microplásticos na lavagem, secagem e até no uso de roupas. Por seu tamanho reduzido, a maioria dessas microfibras são imperceptíveis e vão parar no meio ambiente. 

Além disso, a máquina de secar também é um dos aparelhos que mais gasta energia elétrica. Isso contribui para a emissão de gases do efeito estufa. Confira mais sobre seus efeitos negativos na matéria a seguir:

Os efeitos negativos da secadora de roupas


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais