Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Resíduos químicos são prejudiciais à saúde e não podem ser jogados em lixo comum

Vivemos em uma era digital, rodeados por acessórios que tornam a nossa rotina muito mais fácil e produtiva. É com os celulares que podemos matar a saudade da família ou fazer uma reunião rápida de trabalho; com os fones relaxamos ouvindo a nossa playlist favorita, e com a panela elétrica cozinhamos uma refeição simples e saudável.

Mas quando estes dispositivos não têm mais utilidade, onde devemos descartá-los?

Se você pensou “é só jogar no lixo”, é importante saber que os componentes químicos do lixo eletrônico são altamente prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde humana. Até recentemente, lixo eletrônico era sinônimo de email não desejado, um spam. Hoje o mundo vive uma inundação de descarte incorreto de milhões de acessórios e equipamentos, de baterias de celular até geladeiras e notebooks.

Segundo a pesquisa “Resíduos eletrônicos no Brasil – 2021”, divulgada pela Green Electron, empresa sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, 16% dos brasileiros descartam com certa frequência algum eletroeletrônico no lixo comum, enquanto 87% disse guardar algum tipo de eletroeletrônico sem utilidade em casa por não saber onde fazer o descarte correto.

Compromisso com o meio ambiente

Muitas empresas e instituições colaboram com programas educacionais e de comunicação, principalmente em momentos próximos às datas de comemorações ambientais, como os recentes Dia da Terra e da Biodiversidade.

Outras empresas são mais responsáveis em sua pegada sustentável, como a Samsung, que mantém o Programa RE+ de reciclagem para descarte gratuito e ecologicamente correto de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de qualquer marca, em diversos pontos de coleta espalhados pelo país.

Como parte de seu compromisso global de sustentabilidade, a Samsung vai além de aproveitar as datas e promover campanhas de reciclagem. O Programa RE+ faz parte das ações ambientais com foco na Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil, apoiando a agenda de responsabilidade social e ambiental da companhia.

E com uma marca confiável na condução do programa, podemos ter certeza da destinação correta do lixo eletrônico. Os aparelhos deixados nos pontos de coleta ou retirados pela Samsung seguem para parceiros qualificados e devidamente licenciados pelos órgãos ambientais, onde passam por um processo de triagem, desmontagem, trituração e separação dos componentes. Tudo o que for reciclável, segue para empresas selecionadas para serem transformados em outros objetos que farão parte, novamente, da nossa vida. O que não pode ser reciclado, segue para a destinação final ambientalmente adequada.

Faça sua parte com descarte correto do lixo eletrônico

Para celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado dia 05 de junho e reforçar em todo mundo a importância da preservação ambiental, vamos fazer nossa parte para ajudar a minimizar a poluição do planeta.

Indicamos a melhor forma de fazer o descarte correto, em todo o território brasileiro, de produtos e equipamentos eletroeletrônicos de qualquer marca. Clique neste link e veja como reciclar seu lixo eletrônico.

Pilhas, baterias, acessórios, celulares, fones de ouvidos quebrados, tablets e notebooks. E você ainda pode agendar uma coleta para produtos maiores e mais pesados, como geladeira, micro-ondas, máquina de lavar, televisores e fogões.

O Programa RE+ é conduzido pela área de Atendimento ao Cliente da Samsung, que conta com centenas de pontos de coleta em lojas e assistência técnicas para receber os produtos, com muita comodidade e segurança enquanto contribui com a saúde do meio ambiente também.

A sustentabilidade é um tema de grande importância para a Samsung e nós temos o compromisso de fomentar a economia circular para que os recursos sejam reciclados e, consequentemente, reinseridos como matéria-prima na cadeia produtiva”, explica Luiz Xavier, diretor de Customer Service da Samsung Brasil. “Com o Re+, nos unimos aos nossos consumidores para reduzir os impactos ambientais e trabalhar em prol da sustentabilidade”, finaliza Xavier.

RE + Você, como fazer o descarte corretamente

Acesse o site do Programa RE+ no link abaixo. Selecione seu Estado e cidade para encontrar o ponto de coleta mais próximo. Recolha seu lixo eletrônico e leve ao local de coleta Samsung!

Se for produto de grande porte, veja as informações necessárias para o agendamento da retirada de materiais pesados, feita pelo email  log.reverse@samsung.com.

Todos nós somos responsáveis por um consumo consciente e pela proteção do meio ambiente. Vamos aproveitar o programa da Samsung e descartar corretamente o lixo eletrônico? 

Clique e recicle agora seus eletrônicos e eletrodomésticos!