O que são externalidades positivas e negativas?

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Externalidades positivas e negativas são efeitos não intencionais gerados por empreendimentos. Entenda

externalidades

Externalidades são os efeitos sociais, econômicos e ambientais indiretamente causados pela venda de um produto ou serviço. O presidente da North American Economic and Finance Association (Associação Norte Americana de Economia e Finanças), Dominick Salvatore, diz que as externalidades se resumem à “diferença entre custos privados e custos sociais ou entre lucros privados e lucros sociais”. Isso significa que as externalidades nascem na economia e podem ser negativas ou positivas para a sociedade.

Externalidades negativas - Quanto a empresa custa para a sociedade?

Uma empresa pode gerar fatores que prejudicam outras empresas e as pessoas ao seu redor de formas que não estão diretamente relacionadas com os bens que produz, mas sim com suas consequências.

Veja exemplos de externalidades negativas no nosso dia a dia:

Produção de carne

A pecuária tem uma pegada hídrica muito alta e as áreas de pasto são responsáveis por muito desmatamento. A pesca também pode ter um lado ruim, pois animais ameaçados de extinção acabam capturados acidentalmente pelos pescadores e se machucam gravemente, nem sempre sobrevivendo.

Transporte

Suponha que a empresa X produza carros e caminhões. Suas externalidades vão desde os custos médicos dos mineradores que ficam doentes para extrair a matéria-prima dos veículos (o ferro, para o aço da estrutura; o cobre, para a fiação elétrica; etc) até os custos médicos das pessoas que ficam doentes inalando a fumaça produzida pelo combustível consumido. Além disso, a poluição do mar ao transportar materiais importados de navio para a fábrica, o espaço público privatizado por cada veículo (o trânsito em São Paulo que o diga) e muitas outras consequências, como a poluição gerada pelos automóveis.

Indústria têxtil

A indústria criou o conceito de obsolescência programada, fazendo produtos que duram menos ou lançando modelos de produtos melhorados (ou, às vezes, só com a cor diferente, mas já se cria uma nova moda) de pouco em pouco tempo, fazendo o consumidor acreditar que precisa do novo modelo quando o antigo ainda funciona perfeitamente. O resultado disso: muito lixo, poluição do ar, do solo e da água. No caso da indústria têxtil, essa técnica de venda tem um nome mais específico, é a chamada prática do fast fashion. Entenda melhor esse conceito e seu contraponto nas matérias: "Fast fashion: o que é, como funciona e quais impactos ambientais que gera?" e "O que é slow fashion e por que adotar essa moda?".

Cigarros

Mesmo quem não fuma sofre com os efeitos da fumaça e de outras formas de poluição causadas pelo cigarro. As mais de 4,7 mil substâncias tóxicas que ele contém contaminam o solo e a água.

Serviços

Serviços de eletricista, pedreiro, encanador... você se preocupa com o local em que são descartados os resíduos gerados em obras na sua casa? E quanto à faxina, quanto é gasto com água e produtos de limpeza? Será que está havendo desperdício?

Além dos serviços de casa, muitos outros podem ter suas consequências, por exemplo, os serviços médicos para nós e para os animais geram resíduos hospitalares, que em sua maioria são incinerados, gerando poluição atmosférica.

Para saber como você pode combater as externalidades negativas, veja nossa matéria “O que são externalidades positivas e negativas?”.

Externalidades positivas - Quanto a empresa gera para a sociedade?

Empresas também podem causar, “sem querer”, benefícios para outras empresas e população, que são chamados de externalidades positivas.

Veja exemplos de externalidades positivas mais próximas do nosso dia a dia:

Organizações sociais

Ao prestar serviços sociais, ONGs, associações, fundações e outras entidades fazem uma parte do trabalho do governo, diminuindo os gastos públicos.

Escolas e universidades

Muitos estudos já relacionaram o maior grau de escolaridade com benefícios indiretos, como a redução da mortalidade infantil e da criminalidade.

Como as empresas podem ajudar a reverter as situações negativas causadas por suas mercadorias ou serviços oferecidos?

Um estudo sugere e justifica matematicamente que haja limitação para as externalidades negativas e que sejam bem definidos os direitos de propriedade para tentar “internalizar as externalidades”, segundo as palavras do autor. Isto seria seguir o teorema de Coase, explicado no vídeo a seguir (em inglês):

Também é interessante ouvir a opinião dos consumidores. Se você tem uma empresa, deixe uma caixa de sugestões na sede e nas lojas da empresa e um espaço especial para isso no seu site.

E ainda podem ser feitos projetos paralelos que ajudam a reduzir as externalidades negativas. Por exemplo, contra os problemas da pesca incidental que foi citada neste texto, instituições de preservação se associam aos pescadores com propostas de educação ambiental, como o Programa Interação Tartarugas Marinhas e Pesca, do Projeto Tamar. Contra o problema das bitucas de cigarro, existem projetos de reciclagem de bitucas. Estas são apenas algumas formas de ajudar o meio ambiente, a sociedade e até os nossos bolsos. Boas ideias sempre aparecem, quem sabe você não tem uma?


Veja também:

 

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