Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Confira o conceito, quais são os principais materiais e saiba como aplicar a construção sustentável

A construção sustentável é uma forma de se construir casas e edifícios, harmonizando-os com o meio ambiente. Ela procura, durante a obra e pós-construção, amenizar os impactos à natureza. Assim reduzindo o máximo possível os resíduos e utilizando com eficiência os materiais e bens naturais, como água e energia. Além disso, é imprescindível o uso de materiais recicláveis e de menor impacto ambiental, como madeiras reflorestadas e tijolos de adobe, por exemplo.

A aplicação das construções sustentáveis entrou na pauta dos arquitetos após a Crise do Petróleo, dada na década de 1970. Logo, amenizando a utilização de energia e procurando novas formas de utilizá-la. Após o término da crise, o conceito não sumiu. Pois a tendência de levar a sustentabilidade cada vez mais a sério só evoluiu a partir de então.

Dia da árvore
8 maneiras pelas quais as cidades podem adquirir madeira de origem sustentável

Contexto de surgimento da construção sustentável

É importante destacar que somente durante parte do século XX as diretrizes da chamada arquitetura bioclimática foram perdidas. Futuramente ela passaria a ser chamada de arquitetura sustentável. Isso porque as construções sempre levaram em consideração clima, ambiente e natureza.

 Durante o século XX, iniciou-se uma filosofia dentro da construção civil de quase abandono dessas diretrizes naturais, dado o crescimento exponencial das cidades. O impacto sobre a natureza nesse século foi absurdo. Somente a partir de sua segunda metade passou-se a rever essa política e seus impactos.

A década de 1990 foi imprescindível para a construção sustentável. O conceito de sustentabilidade passou a ter mais força junto aos órgãos internacionais e a busca por alternativas mais econômicas e sustentáveis na construção civil se intensificou.

Em 1997, em Helsinki, na Finlândia, houve a primeira convenção internacional sobre construção sustentável. Um ano após, no Reino Unido, lançou-se a primeira entidade de certificação de prédios sustentáveis, a BREEAM. Hoje, o número de prédios sustentáveis é grande. O Brasil ocupa o 4º lugar entre os que mais produzem prédios verdes no mundo, atrás apenas de EUA, China e Emirados Árabes, segundo a USGBC (United States Green Building Council), responsável pelo selo de construção responsável mais respeitado, o LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, em português).

Segundo o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, a construção sustentável ou bioconstrução “deve contemplar o aproveitamento do meio natural sem causar prejuízo algum sobre a sustentabilidade, devendo aplicar o desenvolvimento tecnológico para a concretização de uma maior poupança energética e a diminuição dos resíduos, sem esquecer o aspecto estético, um dos vários fatores que determinam a habitação”.

O que é necessário para uma construção sustentável?

Prédios ou casas sustentáveis devem levar em conta algumas características. A principal delas é a construção que respeita o ambiente que a cerca, proporcionando tanto bem-estar e qualidade de vida às comunidades vizinhas quanto o uso sustentável dos recursos naturais.

Em casas, por exemplo, a utilização de madeiras reflorestadas, painéis fotovoltaicos para uso da energia solar, vasos sanitários com redução de água, sistema de captação e uso de água da chuva, estética inteligente a se utilizar a luz do sol e aproveitar seu calor ou amenizá-lo, a fim de reduzir o consumo de energia por ar condicionados e ventiladores, são formas de deixar seu imóvel mais sustentável.

Aqui vai uma lista de bons produtos a serem usados na sua casa ou em seu prédio:

Madeira plástica

Muito semelhante à madeira tradicional, ela pode ser muito vantajosa. Feita de plástico reciclado, ela pode ser usada como piso ou revestimento. Por ser de plástico, tem a vantagem de ser imune a pragas, como cupim, e tem menor necessidade de manutenção.

Solo cimento

O material resultante da mistura homogênea, compactada e curada de solo, cimento e água em proporções adequadas. O produto resultante deste processo é um material com: 

  • Boa resistência à compressão;
  • Bom índice de impermeabilidade;
  • Baixo índice de retração volumétrica;
  • Boa durabilidade;

Tecido Greenscreen

Usado em cortinas e persianas, proporciona o uso mais racional da energia solar, bloqueando a irradiação e utilizando com eficiência a luz.

Concreto reciclado

Feito a partir dos entulhos das obras, ele diminui o número de resíduos das mesmas. Existem inúmeras formas de concreto reciclado, e todas elas preconizam a reutilização de materiais das obras, como telhas e tijolos. Vale a pena pesquisar o ideal para sua obra.

Telhas Ecológicas

Há diversos tipos de telhas ecológicas no mercado, sendo a principal a feita com fibras. Há também telhas feitas de materiais reciclados, como papel, asfalto e resina.

Lâmpadas de LED

construção-sustentável
Imagem de pikisuperstar no Freepik

As lâmpadas de LED possuem uma vida útil até 8 vezes maior do que as lâmpadas fluorescentes e 50 vezes maior do que as incandescentes. Além disso, consomem menos energia para funcionar, isso porque elas convertem em luz 60% da energia usada. As convencionais convertem de 10% a 20% (o restante é transformado em calor, por isso a lâmpada é tão quente).

Bloco de Adobe

Feito com argila, areia, água e palha ou outras fibras, é muito resistente e uma boa alternativa aos blocos tradicionais.

Existem centenas de outros materiais sustentáveis, porém muitas iniciativas partem da criatividade das pessoas. Não é difícil deixar sua casa mais “ecologicamente correta”. Um exemplo é usar uma garrafa PET para fazer uma luminária ou criar uma horta vertical. 

A construção de prédios e casas sustentáveis também faz parte desse preceito. A criatividade e a vontade de realizar algo harmonizado com o meio ambiente e a sociedade é essencial.

Exemplos

Aqui vão alguns bons exemplos de casas e prédios sustentáveis:

Eldorado Business Tower

Localizado em São Paulo, foi o primeiro prédio da América Latina a receber o LEED® C&S – Platinum. Esse é o mais alto nível de certificação do USGBC (United States Green Building Council). Sendo o principal selo atestando o comprometimento do empreendimento com sustentabilidade.

EE. Escola Ilha da Juventude

Escola pública localizada na Vila Brasilândia, periferia de São Paulo. Com arquitetura inteligente, ela utiliza menos energia e promove soluções eficazes para acústica e ruídos. A escola ganhou o certificado de Alta Qualidade Ambiental (AQUA) da Fundação Carlos Alberto Vanzoline.

Casas de bambu da Indonésia

O bambu é um material leve e resistente, e, quando bem utilizado, pode ser muito útil. Na Indonésia, a H&P arquitetos criou um ótimo projeto de casas que podem facilmente resistir às enchentes tão comuns a este país. As casas de bambu, de baixo custo e sustentáveis, escaparão da destruição flutuando sobre a água. A estrutura utiliza amarras, âncoras e conexões sólidas, tornando a casa forte para flutuar.

Arena Castelão

Primeira arena sustentável no mundo, o estádio de Fortaleza ganhou a certificação LEED de construção sustentável por uso racional de água. Além de eficiência energética, qualidade ambiental interna, baixo impacto ambiental e estímulo a inovações.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais