Benefícios e dicas para trabalhar home office

eCycle

O home office, ou trabalho de casa, reduz a poluição do ar e os custos de uma empresa, mas pode afetar produtividade

home office
Imagem de Christin Hume em Unsplash

O home office, também conhecido como trabalho em casa ou telecommuting, é uma prática que permite que o indivíduo trabalhe sem sair de casa. Ele tem vários benefícios, mas pode afetar a produtividade.

Geralmente, a ideia de trabalhar melhorando o meio ambiente está ligada ao desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam com a diminuição da poluição e com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Mas essa não é a única maneira. O home office é uma opção para quem tira seu ganha pão de empregos em que a presença física não é fundamental (geralmente os de escritório), sendo também mais sustentável.

Nos EUA, essa é uma tendência que vem desde a década de 1970, e que cresce em popularidade com o passar do tempo. A prática do home office cresceu 73% no país nas últimas décadas e é uma boa opção também para momentos em que não é possível se deslocar pelas cidades, como em dias de greve ou em casos de epidemia, como a do coronavírus. Nos órgãos do governo, o crescimento no mesmo período foi de 474%.

Vantagens do home office

As vantagens da prática de home office são muitas. Menos pessoas se deslocando para o trabalho significam menos carros na rua e uma redução no uso do transporte público. Consequentemente, há uma diminuição no consumo e na queima de combustíveis fósseis e uma redução também nos índices de poluição do ar e sonora.

Além disso, não sair de casa evita a exposição a situações extremamente estressantes, como acontece no trânsito. Também é uma forma de se prevenir se você estiver doente, não espalhando seus vírus para outras pessoas, ou quando há momentos de epidemia.

Para as empresas, ter funcionários que trabalham de casa significa uma diminuição dos custos com água, luz, transporte, entre outros. Ter menos pessoas dentro da empresa também pode resultar em uma possível diminuição de seu espaço físico, economizando com aluguel.

Dicas

Antes de fazer essa proposta aos seus chefes, existem alguns pontos a serem analisados. Você será capaz de realizar todas as suas atividades de casa? Você conseguirá trabalhar melhor e ser mais produtivo em casa? Você se tornará um empregado mais satisfeito?

Veja algumas dicas para garantir que você consiga trabalhar em casa, já que a mudança para o home office pode afetar sua produtividade.

1. Crie um espaço específico para ser seu escritório em casa

O lugar deve oferecer condições para que você se mantenha concentrado no trabalho e não seja interrompido por quem quer que esteja em casa.

2. Organize seu espaço de trabalho

Como acontece na sua empresa, um ambiente organizado aumenta a produtividade e o conforto.

3. Esteja sempre conectado

Use a tecnologia a seu favor e esteja sempre conectado à sua empresa. Uma boa conexão de internet e programas de bate-papo on-line são essenciais para se trabalhar em casa. Crie uma infraestrutura que garanta que você faça exatamente o que fazia no escritório.

4. Crie e mantenha uma rotina

Para manter-se focado e motivado, uma rotina é importante. Vista-se como se fosse pessoalmente ao trabalho e tenha horários rígidos para não dispersar a atenção e nem ficar trabalhando até muito tarde.

5. Evite distrações

Resista à tentação de ligar a televisão ou atacar a geladeira. Procure agir como se estivesse no escritório: deixe suas refeições organizadas previamente, faça pausas pontuais e em horários determinados com antecedência.


Veja também:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais ×