Óleo essencial de orégano: aplicações e benefícios

eCycle

O óleo essencial de orégano tem diversos benefícios medicinais

oleo de oregano

O óleo essencial de orégano é extraído das pequenas folhas da erva (Origanum vulgare L.) e tem propriedades medicinais como poder analgésico, anti-inflamatório, antisséptico (bactericida, antifúngico, antiviral), diurético leve, digestivo, orexígeno e antioxidante. O óleo essencial de orégano também é usado para doenças respiratórias diversas.

Muito utilizado no mediterrâneo e na cozinha de todo o mundo, o orégano foi primeiramente reconhecido na Grécia para combater infecções na pele e em feridas e também para proteger os alimentos de bactérias. O óleo essencial de orégano é extraído das folhas por prensagem a frio e filtração, ele é utilizado não só na culinária ou como aromatizante, mas também para aliviar sintomas e curar doenças.

O óleo essencial de orégano e a saúde humana

O óleo essencial de orégano apresenta diversas aplicações para melhorar problemas de saúde. Ele funciona como um expectorante aliviando problemas respiratórios e também combate inflamações na garganta e pulmões. É um ótimo anti-inflamatório interno e externo, diminuindo irritações e aliviando a dor. A aplicação no local onde o óleo essencial deve agir ao invés de ingeri-lo é melhor para aliviar a dor, pois irá agir somente no local. O óleo essencial de orégano protege contra bactérias, fungos e protozoários. Por melhorar a imunidade, o óleo essencial de orégano protege contra vírus, sendo muito eficiente para prevenir a gripe. A característica antioxidante mantem a saúde, retarda o envelhecimento e previne diversas doenças graves. Saiba mais sobre o tema na matéria "O que são antioxidantes? Veja quais alimentos são ricos nessas substâncias e entenda por que é importante consumi-los".

O óleo essencial de orégano é eficaz para aliviar sintomas e severidade de reações alérgicas minimizadas. É recomendável para equilibrar o trato intestinal, melhorando a digestão. E ainda ajuda emagrecer e a aliviar os sintomas da menopausa.

O carvacrol, substância em abundância no óleo essencial de orégano, ajuda a perder peso e diminuir o colesterol.

Se você é alérgico a outras ervas como manjericão, lavanda, hortelã, fique atento que o óleo essencial de orégano também pode causar reações alérgicas.

Outra aplicação bastante difundida do óleo essencial de orégano é na prevenção de ataque de micróbios a animais, sendo um ótimo substituto aos antibióticos. O óleo essencial de orégano ainda atua como um ótimo conservante natural de alimentos.

O óleo essencial de orégano e a saúde animal

A aplicação de antibióticos em aves, bois e porcos para prevenir doenças pode produzir superbactérias. Estudos tentam desenvolver manejos menos agressivos aos animais, produzindo uma espécie de carne orgânica. Uma das alternativas possíveis e colocada em prática em uma fazenda na Pensilvânia foi o uso do óleo essencial de orégano na alimentação dos animais.

A empresa alemã Bayer fez testes com o óleo essencial de orégano em 1999 e obteve resultados satisfatórios, melhor inclusive do que alguns medicamentos por ela mesma produzidos. Uma empresa Holandesa produz o óleo essencial de orégano, que recebeu o nome de Ropadiar e tem sido usado com eficácia no combate a várias bactérias. Como a maioria dos produtos orgânicos, o custo final é maior do que aqueles que utilizaram os medicamentos convencionais. No entanto, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que a população norte americana está disposta a pagar mais pelo alimento, se ele não tiver traços da aplicação de antibióticos e hormônios.

O óleo essencial de orégano é uma solução para o problema das infecções, mas não pode ser utilizado como única barreira as bactérias. A higiene nas instalações onde os animais são criados precisa ser intensa para que o ambiente não seja propício ao surgimento de doenças que os afetem.

Opte por utilizar o óleo essencial de orégano na sua forma 100% pura, pois alguns podem conter compostos nocivos que prejudicam a saúde da pele, como os parabenos.

Veja o vídeo (em inglês) sobre os benefícios do óleo essencial de orégano.


Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail