Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo
Lightbulb

Até o momento, onze candidatos a prefeito das cidades de São Paulo, Campinas, Piracicaba, Piracaia, Caraguatatuba, Atibaia (SP), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS) assinaram o documento

Imagem: Pedro França/Agência Senado

A Rede Brasil do Pacto Global, por meio do “Movimento Menos Perda, Mais Água”, lançou, em 22 de setembro, em São Paulo, uma carta aos prefeitos na qual pede que candidatos à prefeitura se comprometam com a temática da redução das perdas de água em suas gestões, caso eleitos.

Até o momento, onze candidatos a prefeito das cidades de São Paulo, Campinas, Piracicaba, Piracaia, Caraguatatuba, Atibaia (SP), Maceió (AL) e Porto Alegre (RS) assinaram o documento.

A carta foi lançada em São Paulo, durante o evento “Casos de Sucesso em Saneamento Básico + Perda de Agua em 2016”, promovido pelo Instituto Trata Brasil.
Durante o encontro, Adriana Leles, coordenadora do Grupo Temático de Água da Rede Brasil do Pacto Global, destacou os próximos passos do movimento e o desejo de engajar mais pessoas na iniciativa.

“Passadas as eleições, vamos acompanhar os candidatos eleitos e acompanhar como eles vão se comprometer”, disse, completando que, em breve, será lançada uma cartilha com casos de sucesso. “Queremos que as cidades de melhor performance possam ser reconhecidas no Fórum Mundial da Água, em 2018”, detalhou.

Lançado em 2015, o Movimento Menos Perda, Mais Água tem o objetivo de combater as perdas de água nos sistemas urbanos de distribuição do Brasil. Segundo dados oficiais, o desperdício chega a 40%, devido principalmente a problemas de manutenção e reparos de encanações.

Alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 (água e saneamento), o projeto é liderado pelas empresas SANASA e Braskem, integrantes do Comitê Brasileiro do Pacto Global, e envolve parcerias entre diversos atores, como empresas, governo, sociedade civil e academia.


Fonte: ONUBr

Veja também: