Óleo de neem é indicado contra acne e também serve como repelente natural

Com muitas propriedades anti-inflamatórias e antifúngicas, é indicado para acnes e como repelente natural 

Frutos e folhas do neem

Neem (ou nim) é uma árvore de grande porte, nativa da Índia e muito resistente à seca. É conhecida pelas suas propriedades medicinais e terapêuticas, encontradas principalmente em suas sementes, folhas e casca. É muito utilizada na indústria farmacêutica para a fabricação de produtos de higiene e limpeza; e na agropecuária, para a produção de adubos e no controle de pragas.

O fruto do neem é uma semente que, quando tem sua casca retirada, apresenta uma amêndoa. O conjunto dessas amêndoas passa por processos de limpeza e remoção da casca e, em seguida, é triturado e prensado a frio - a partir daí é obtido o óleo de neem. A torta resultante da prensagem da semente é incorporada em solos com a finalidade de controlar diversos tipos de fungos (também pode ser utilizada como vermífugo na alimentação animal).

O óleo obtido é rico em ácidos graxos, sendo principalmente composto de ácido oleico, linoleico, palmítico, esteárico e araquidônico, o óleo de neem apresenta muitas propriedades.

Aplicações

Apenas recentemente os benefícios do óleo de neem vêm sendo descobertos. Ele é  bastante conhecido como inseticida orgânico, podendo ser aplicado em plantas para combater pragas e fungos patogênicos.

É um óleo que apresenta ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, antisséptica e anti-inflamatória. É por tudo isso que serve como ingrediente nas indústrias farmacêuticas e de produtos de limpeza.

O óleo de neem pode ser usado diretamente tanto no corpo, no cabelo e também em plantações e animais - isso porque não é um produto tóxico. Devido às propriedades antifúngicas e antibacterianas, esse óleo combate mais de 200 espécies de insetos, pragas, baratas, traças, pulgas e piolhos.

Quando aplicado nos animais de estimação, afasta pulgas, carrapatos e sarnas, além de proporcionar brilho ao pelo do animalzinho. Basta adicionar um pouco de óleo de neem no xampu e sabonete do pet e banhá-lo normalmente (veja aqui em como dar um banho sustentável no seu pet).

Nas plantações, os efeitos também são eficazes. Um spray de óleo de neem misturado com água ou hidrolato de citronela pode ser borrifado nas plantas, auxiliando no combate às pragas e insetos que podem vir a prejudicar os vegetais. A mesma mistura pode ser aplicada no corpo para aliviar coceiras e vermelhidões causadas por picadas de insetos - também pode ser usado como repelente.

Mas suas aplicações não param por aí! Por possuir muitos ácidos graxos e propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o óleo de neem é eficaz no tratamento de doenças de pele, como eczema, psoríase, catapora, erupções cutâneas e feridas. Ele ajuda a reduzir a inflamação e acelera a cicatrização da pele danificada. Pode ser aplicado diretamente na pele ou misturado com pomada ou creme (pode potencializar os efeitos).

Serve como um ótimo tratamento para pés e unhas, principalmente no caso de frieiras. O óleo elimina 14 tipos de fungos da pele, acabando com micoses nas unhas, sem contar seu excelente poder de hidratação, reparando rachaduras causadas pelo ressecamento.

Além de proteger a pele de bactérias e infecções, o óleo de neem é hidratante. A presença de vitamina E em sua composição o torna um antioxidante que atua no combate dos radicais livres e na elasticidade, rejuvenescendo a pele e suavizando rugas e linhas de expressão. Devolve o brilho natural, deixando uma aparência jovem e saudável.

Uma de suas melhores aplicações é no combate à acne. Suas propriedades eliminam as bactérias causadoras de cravos e espinhas, eliminando-as e evitando que novas possam surgir. Por isso, se você sofre por conta das acnes, o óleo de neem é a melhor opção! Faça uma máscara de argila verde e, em seguida, hidrate a pele com o óleo - além de reduzir marcas e cicatrizes causadas pelas espinhas, elas também serão tratadas e amenizadas.

Quando diluído e massageado no couro cabeludo, o óleo diminui a intensidade de caspas e seborreia, retarda a perda de cabelos e hidrata os fios. O óleo de neem pode ser aplicado puro ou diluído em outros óleos vegetais (ou até em azeite de oliva).

Outras aplicações curiosas sobre o óleo de neem são:

  • Pode ser usado no tratamento e cuidados dentários por ter propriedade antisséptica. Quando diluído em água e usado como antisséptico bucal, diminui a frequência de infecções dentárias e problemas nas gengivas e na boca;.
  • Melhora a aparência de objetos enferrujados;
  • Limpar tapetes e carpetes com misturas à base de óleo de neem elimina e evita o aparecimento de ácaros, que podem causar alergias em pessoas sensíveis;
  • É ingrediente comum na fabricação de sabões e sabonetes artesanais.

O óleo de neem é biodegradável e não é bioacumulável, sendo inofensivo ao meio ambiente e a animais de sangue quente. É de fácil manuseio e aplicação. Lembre-se de utilizar o óleo puro e 100% natural, livre de substâncias químicas nocivas à saúde.

Você pode encontrar o óleo de neem puro e outros produtos naturais na Loja eCycle.



Veja também:


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail