Desodorantes e antitranspirantes são a mesma coisa?

Saiba como diferenciar um desodorante de um antitranspirante e como eles funcionam

Nas prateleiras de farmácias e supermercados existe uma imensa variedade de produtos destinados a acabar com o suor e mau odor, principalmente na região das axilas. Mas você sabe a diferença entre desodorante e antitranspirante?

Os desodorantes são produtos cosméticos feitos para eliminar o mau odor das axilas. Eles apresentam uma diversidade de agradáveis perfumes e formas de utilização como: roll-on, spray e creme. O perfume presente no desodorante vem de uma mistura de várias substâncias químicas que podem ser danosas à saúde: a fragrância. Mas o desodorante não atua somente baseado em fragrâncias. O ingrediente ativo dele, na maioria das vezes, é o triclosan. O triclosan é um antibacteriano que impede o crescimento e desenvolvimento das bactérias causadoras do mau odor. Vários estudos relacionam o triclosan com danos à saúde (veja mais aqui).

Mas será que utilizando o desodorante você diminuirá o suor por um determinado tempo? A resposta é não. Quando um produto é exclusivamente desodorante, a sua função será somente de eliminar maus odores.

Para diminuir a produção de suor utilizamos o antitranspirante ou também conhecido como antiperspirante. Este produto cosmético atua na obstrução das glândulas produtoras de suor, diminuindo assim a sua produção originada de processos fisiológicos. O ingrediente principal dos antitranspirantes é o sal de alumínio, considerado um efetivo componente capaz de obstruir as glândulas sudoríparas. Há a possibilidade de os antitranspirantes causarem doenças, mas não há estudos conclusivos a respeito (veja mais aqui).

Os antitranspirantes, na maioria das vezes, atuam também como desodorantes, porém nem todos os desodorantes irão atuar como antitranspirantes.

Agora que você já sabe a diferença entre os dois produtos, confira mais informações sobre outros tipos de cosméticos, suas funções e componentes nos links relacionados abaixo.


Veja também:


 

Comentários  

 
0 #1 2014-03-01 05:59
E os antiperspirante ? Falem a seu respeito.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail