Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Componente pode ser encontrado em muitos produtos e merece atenção quanto a sua concentração

Você já se preocupou alguma vez na sua vida em olhar quais são os componentes do seu xampu? A chance de você ter encontrado uma substância chamada lauril sulfato de sódio é imensa. Mas, afinal de contas, o que esse tensoativo aniônico faz?

O que é o Lauril sulfato de sódio e para o que serve?

O lauril sulfato de sódio é uma mistura de alquil sulfatos de sódio. Esses são os surfactantes mais comuns em uma grande variedade de produtos. Um surfactante (o mesmo que tensoativo) é aquele capaz de modificar as propriedades da superfície de um líquido. Ou seja, os surfactantes atuam reduzindo a tensão superficial do líquido, permitindo a sua interação com outras substâncias.

Por meio desta interação, os tensoativos possuem propriedades detergentes, molhantes, emulsificantes, espumógenas e solubilizantes. Sendo responsáveis por retirar a oleosidade, produzir espuma, permitir a penetração da água na pele ou nos cabelos.

Onde pode ser encontrado

Ele pode ser encontrado em produtos de limpeza e em diversos cosméticos, como:

  • Sais de banho
  • Cremes para tratamento de acne
  • Produtos esfoliantes
  • Máscaras para cílios
  • Tinturas de cabelo
  • Sabonetes líquidos
  • Condicionadores
  • Produtos para limpeza facial
  • Removedores de maquiagem
  • Xampus de adultos e de crianças
  • Sabonetes líquidos para o corpo e em pastas de dente.
Exemplo de produto com componente

Nome nas embalagens

O lauril sulfato de sódio pode ser encontrado com os seguintes nomes nos rótulos: lauril éter sulfato de sódio, lauril éter sulfonato de sódio, sodium lauryl sulfate, sodium lauryl ether sulfate, sodium laureth sulfate, sodium dodecyl polyoxyethylene sulfate, sodium lauryl ethoxysulfate, sodium polyoxyethylene klauryl sulfate, monododecyl ester sodium salt sulfuric acid, sodium dodecyl sulfate, sodium lauryl sulfate, sodium salt sulfuric acid, sulfuric acid monododecyl ester sodium salt, sulfuric acid, sodium salt, akyposal sds, aquarex me e aquarex methyl.

Descrição na embalagem: sodium laureth sulfate

Efeitos na saúde e no ambiente

O tensoativo, dependendo da concentração, pode desencadear reações alérgicas nos olhos e na pele. Sendo que quanto maior a concentração do surfactante, maior será a chance de desenvolvimento de reações alérgicas. Rumores sobre a possibilidade de estes compostos serem carcinogênicos ainda não podem ser confirmados, devido à falta de comprovações científicas.

Segundo estudos, o lauril sulfato de sódio é capaz de modificar o funcionamento de proteínas e passar pelas membranas enzimáticas. Assim, provocando efeitos tóxicos em animais e também em humanos. Nos corpos d’água, o tensoativo pode ser degradado em até 12 dias em temperatura ambiente. 

O estudo ainda aponta que, mesmo com os efeitos tóxicos para organismos aquáticos e para o ser humano, o lauril pode acelerar o processo de degradação de poluentes como diazinon (inseticida) e atrazina (herbicida), no entanto são necessários métodos de remoção de surfactantes (como o lauril) de rios e mares para que este não esteja presente na água tratada e não polua corpos hídricos, já que a concentração de descarga de poluentes como lauril é muito alta.

utilidades do bicarbonato de sódio
As diversas utilidades do bicarbonato de sódio

Alternativas

Ao adquirir novos produtos, opte por aqueles que contêm baixa concentração de lauril sulfato de sódio. Para saber se o ingrediente não é um dos principais componentes do produto, veja no rótulo se ele aparece nos últimos itens listados. Pois se um determinado composto consta logo no começo da lista de ingredientes significa que ele é um dos principais componentes do produto. 

Se preferir adquirir produtos sem sulfato, eles já existem atualmente no mercado. É possível também fazer o seu próprio xampu com receitas caseiras.

shampoo caseiro
Shampoo caseiro: benefícios e como fazer

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais