Chega de plástico: conheça os canudinhos feitos de titânio

Canudo diferente procura diminuir o consumo de plástico com opção reutilizável de titânio

Os estadunidenses Steve Kelly e George Palagonia adoram titânio. Ambos foram criadores de dois projetos bem sucedidos: o TiSushi Sticks (hashis de titânio) e o DeCAPitator (um abridor de garrafas multifuncional de titânio). A partir da empresa SKNives, trouxeram outra novidade... Adivinhe qual o material utilizado? Sim, o titânio de novo (felizmente, ele é o nono elemento mais abundante na crosta terrestre), mas, desta vez, o material a ser "titanizado" foi o aparentemente singelo canudinho.

Você já parou para pensar que o canudinho plástico que você usa ao tomar uma bebida em algum bar ou restaurante tem uma vida útil minúscula? Em grande escala, toneladas de canudinhos vão para o lixo diariamente após seus dois ou três minutos de uso. Para se ter uma ideia, só nos Estados Unidos 500 milhões de canudos plásticos são usados e descartados diariamente.

Infelizmente, a grande maioria desses canudos acaba nos oceanos, fazendo com que mais de um milhão de aves marítimas e cem mil mamíferos marinhos acabem ingerindo plástico. Veja só outros impactos dos canudos na natureza obtidos do site Choose to be Straw Free:

• 6 milhões de canudos foram colhidos durante eventos anuais de limpeza de praias;
• Canudos são feitos de polipropileno - um produto do petróleo;
• 44% de todas as espécies de pássaros marítimos e 22% dos cetáceos ingeriram plástico;
• 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos do planeta é plástico.

Para os criadores do canudinho de titânio, a ideia é bem simples: diminuir o consumo desnecessário de plástico e os problemas que isso traz à saúde e ao meio ambiente. Ao contrário do plástico, o titânio é um material forte, resistente e hipoalergênico que, com a certa manutenção, pode durar por um bom tempo.

Os canudos são feitos a mão e cada um vem com sua própria escova de limpeza. Eles podem ser curvados ou retos. Os criadores aconselham que a lavagem seja feita com uma mistura de água quente e sabão para garantir uma limpeza mais completa após o uso - eles também afirmam que não há desprendimento de químicos quando o produto entra em contato com algum líquido (o que pode acontecer no caso do plástico, que libera BPA).

A ideia foi financiada coletivamente e angariou um valor dez vezes maior que o solicitado. Para saber mais a respeito, acesse o site da campanha.

E agora que você já conhece os problemas do canudinho plástico, evite-o sempre que possível. Caso seja um fã estético e prático do canudo, há a opção "titânica".

Veja também:
-Esqueça os descartáveis: conheça reutilizáveis criativos para a hora de se alimentar
-Prós e contras do plástico para o meio ambiente
-Sacolas oxidegradáveis: solução ou problema?


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail