Esponja verde ou lã de aço?

Scotch-Brite lançou esponja que faz sucesso no mercado, mas ela é a melhor opção sustentável?

A 3M desenvolveu um novo tipo de esponja multiuso, a Scotch-Brite Limpeza+Verde. De acordo com a fabricante, a ideia foi fazer um produto que estivesse mais condizente com a realidade do mundo, mas mantivesse a qualidade, a eficiência da esponja e o seu preço acessível (em torno de R$ 5 um pacote com duas unidades).

A manta da esponja é feita à base de fibra de curuará (planta amazônica). Já a espuma possui biopoliol (elemento oriundo da soja). O produto também contém adesivo com solvente à base de soja.

A esponja Limpeza+Verde foi criada em Sumaré-SP, no laboratório Pesquisa & Desenvolvimento da 3M do Brasil. Devido ao sucesso do modelo, outros países da América Latina estudam a comercialização do item.

As embalagens também possuem propriedades sustentáveis. Elas têm 15% menos material plástico, gerando menos resíduos, além de diminuir a necessidade de matéria-prima.

Opinião eCycle
Esse tipo de produto é preferível às esponjas tradicionais, feitas à base de material derivado de petróleo e com reciclagem muito difícil. Mesmo assim, dê preferência às lãs de aço, que são de fácil decomposição e não causam danos significativos ao meio ambiente, ou as buchas vegetais. As novas esponjas multiuso mais verdes apresentam uma evolução, mas nem todos os materiais presentes nas esponjas são biodegradáveis ou recicláveis. As buchas vegetais são biodegradáveis, possuem um maior tempo de duração e ainda podem ser usadas na lavagem da louça. Veja mais aqui sobre as buchas vegetais e seus benefícios.


Veja também:


 

Comentários  

 
-1 #1 2013-10-22 10:51
olá, vcs reciclam esponjas ? Podem me ajudar ? Obrigado
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail