Bebidas açucaradas, como refrigerantes, estão associadas a 180 mil mortes no mundo, diz estudo

Refrigerante é o principal vilão, mas não está sozinho. Bebidas isotônicas e sucos de fruta também têm parcela de culpa

Bebidas que têm adição de açúcar, como refrigerantes, isotônicos e sucos de frutas, podem estar associadas a cerca de 180 mil mortes no mundo por ano, de acordo com pesquisa apresentada nas sessões científicas de 2013 do evento "Epidemiologia e Prevenção - Nutrição, Atividade Física e Metabolismo", da Associação Americana de Cardiologia.

Uma vez que esse tipo de bebida contribui para o excesso de peso, seu consumo desenfreado se torna caso de saúde pública: o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Usando dados coletados como parte do estudo Global Burden of Diseases de 2010, os pesquisadores associaram o consumo de bebidas com adição de açúcar a 133 mil mortes por diabetes, 44 mil de doenças cardiovasculares e seis mil de câncer. Cerca de 78 % dessas mortes ocorreram em países com baixa e média renda.

Pesquisadores também calcularam a quantidade do consumo desse tipo de bebida ao redor do mundo por idade e por sexo, o efeitos desse consumo na obesidade e diabetes, e o impacto das mortes relacionadas a essas duas doenças. De nove regiões abordadas, a América Latina teve o maior número de mortes por diabetes relacionadas ao consumo de bebidas açucaradas em 2010. Eurásia leste e Central tiveram os maiores números de doenças cardiovasculares (11 mil) relacionadas com o consumo desse tipo de bebida.

Dentre os 15 países mais populosos, o México, que é um dos que mais fazem uso esse tipo de bebida no mundo, teve o mais alto índice de mortalidade devido ao consumo, com 318 mortes por milhão de adultos.

Fazendo uma comparação com o Japão, um dos países que apresentou o menor consumo per capta de bebidas açucaradas, o índice de mortalidade encontrado teve 10 mortes por milhão de adultos.

A Associação Americana de Cardiologia recomenda que adultos consumam não mais do que 450 calorias por semana derivadas de bebidas açucaradas, baseado-se em uma dieta de duas mil calorias.


 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Saiba onde descartar seus resíduos

Encontre postos de reciclagem e doação mais próximos de você

Localização Minha localização
Não sabe seu CEP?

Newsletter

Receba nosso conteúdo em seu e-mail